Judocas do Brasil conquistam prata e bronze em Tóquio
O Brasil encerrou sua participação no Grand Slam de Tóquio, última competição do calendário da Federação Internacional de Judô (FIJ), com uma medalha de prata e outra de bronze, neste domingo.
Rafael Silva, campeão olímpico em Londres, foi o destaque do dia ao faturar o segundo lugar na categoria acima de 100 kg. Ele venceu três lutas seguidas, contra o mongol Tuguldur Bayarsaikhan e os locais Takeshi Ojitani e Ryu Shichinohe, até ser superado pelo sul-coreano Sung-Min Kim na decisão do ouro.
Maria Suelem Altheman, por sua vez, teve menos trabalho para subir ao pódio. Ela faturou o bronze na categoria acima de 78 kg ao vencer apenas uma luta neste domingo. Sem adversárias na primeira e segunda rodadas, ela bateu a local Kanae Yamabe nas quartas de final. Mas acabou sendo derrotada na semifinal pela também japonês Megumi Tachimoto, que veio a ficar com o ouro.
Renan Nunes e Luciano Correa, ambos na categoria até 100 kg, não conseguiram medalhas. Os dois foram derrotados logo na estreia. Com estes resultados, a equipe brasileira encerrou sua participação em Tóquio com cinco medalhas: uma prata e quatro bronzes. Antes de Rafael Silva e Maria Suelem Altheman, os judocas Rafaela Silva, Felipe Kitadai e Victor Penalber também ficaram em terceiro lugar em suas categorias.