Mobilidade: a Copa pode salvar um drama recente da RMR
Das 20 obras planejadas, oito já estão prontas e funcionando, entre elas a duplicação da BR-408, principal via de acesso para a Arena PE
Serão aproximadamente 1 bilhão 574 milhões e 300 mil reais investidos em 20 obras. O pacote de ações de mobilidade de Pernambucano para a Copa das Confederações e Copa do Mundo tem números estratosféricos e, na mesma medida, expectativas gigantes. Principalmente por ser considerado um dos grandes problemas da Região Metropolitana.
Do planejamento para a realidade, oito das 20 obras estão funcionando. Entre elas a duplicação da BR-408, principal via de acesso para a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, e a aquisição de seis novos trens para o metrô da cidade. As conclusões de outras seis ações estão previstas para até o fim de maio.
Já as seis obras restante, incluindo a Via Mangue e novos corredores de ônibus (Leste/Oeste e Norte/Sul), estão previstas apenas para o segundo semestre desta ano ou em 2014.
Faltam placas de sinalização no trajeto até a Arena Pernambuco
Por outro lado, ainda não é possível encontrar o básico na cidade. Raras são as placas de sinalização da Região Metropolitana até a Arena Pernambuco. Por exemplo, da sede do portal LeiaJá, localizado no bairro das Graças, seguindo pelo Derby e pegando a avenida Abdias de Carvalho (uma das principais vias de acesso), não existe nada informando o caminho para o estádio. A primeira placa está apenas a cinco minutos (de carro) da arena.
Em entrevista recente ao LeiaJá, o secretário extraordinário da Copa 2014 em Pernambuco, Ricardo Leitão, explicou que o planejamento de orientação será realizado a partir deste mês. “Este é um problema que será solucionado. Vamos orientar os taxistas, melhorar a sinalização na cidade e, claro, todas as pessoas que visitarem a arena vão passar para as outras como chegar”, garantiu.
*Os dados são referentes ao mês de março de 2013
LeiaJá Também:
Copa pode injetar R$ 183,2 bilhões na economia brasileira