Projeto de lei pede a contratação dos gandulas

Caso a proposta seja aprovada, as federações esportivas também pagarão os salários dos trabalhadores

por Nathan Santos seg, 23/09/2013 - 17:54
Shai Pal/Wikimedia Commons Gandula é a pessoa que repõe as bolas para a continuação dos jogos Shai Pal/Wikimedia Commons

A Agência Câmara de Notícias, da Câmara dos Deputados, divulgou na tarde desta segunda-feira (23), que a Comissão de Turismo e Desporto aprovou o projeto de lei que determina que a contração de gandulas para atividades esportivas seja feita pelas respectivas federações de cada modalidade. Segundo a proposta do deputado José Otávio Germano (PP-RS), caberá também às federações o pagamento das remunerações aos trabalhadores.

O texto diz que o gandula é a pessoa que repõe as bolas para a continuação dos jogos ou enxuga a quadra para evitar que os atletas sofram lesões durante a prática esportiva. “Este projeto de lei atende e disciplina a atividade desses auxiliares de atividades esportivas e promove a isonomia entre os competidores”, argumenta o relator na comissão, o deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), segundo a Agência.

Na atual situação, as contratações dos gandulas são realizadas pelos clubes esportivos. O projeto de lei pretende que cada federação defina os critérios para a seleção do profissional, porém, será necessária a conclusão de curso específico e a apresentação de atestado de saúde que demonstre a sua condição física. A capacitação poderá ser dada tanto pelas federações quanto por convênios.

A proposta tramita em caráter de conclusão. Ela ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Com informações da Agência Câmara de Notícias

COMENTÁRIOS dos leitores