Maioria dos recifenses não acompanha o Pernambucano

Apenas 22% dos entrevistados disseram acompanhar a competição estadual

por Lívio Angelim seg, 20/01/2014 - 09:04
Chico Peixoto/LeiaJáImagens 44,3% dos entrevistados disseram não acompanhar o Campeonato Pernambucano Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Neste ano, o Campeonato Pernambucano de Futebol completa 100 anos de existência. Apesar de ser um torneio tradicional, os recifenses afirmaram não acompanhar os jogos. Os números são do senso “A Copa e a paixão do recifense pelo futebol” do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau.  Apenas 33% dos entrevistados afirmou ir aos estádios para assistir aos jogos do Estadual.

Os números são, de certo modo, lamentáveis, mas apenas 22,8% dos recifenses acompanham todo Campeonato Pernambucano de Futebol. A pesquisa “A Copa e a paixão do recifense pelo futebol” aponta que 44,3% dos moradores da capital pernambucana não seguem o Estadual. Outros 24,7% declaram acompanhar o torneio, enquanto 8,2% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa também revelou que o principal meio de comunicação para o público do Campeonato Pernambucano é a televisão: 97% declarou acompanhar via TV. Apenas 34% dos recifenses afirmaram ir aos estádios para assistir os jogos do Estadual. 

Neste ano, o Campeonato Pernambuco teve o formato modificado. Náutico, Santa Cruz e Sport só disputarão o torneio a partir de 8 de fevereiro, quando será iniciada a segunda fase do torneio, com um hexagonal.  

Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau entrevistou 624 pessoas, com idade superior a 16 anos, em Recife, entre os dias 9 e 10 de janeiro deste ano. A amostra foi definida com base nas fontes oficiais de dados dos censos IBGE e TRE.

COMENTÁRIOS dos leitores