Clássico não tem registro de violência entre uniformizadas

Com intenso policiamento, não houve registro de confronto entre torcedores

por Alexandre Cunha qui, 13/03/2014 - 02:47

Diferente do cenário de guerra da última quinta-feira (6), a volta para casa dos torcedores de Sport e Santa Cruz, após o clássico desta quarta (12), foi em paz. Escoltadas por um grande número de policiais, as torcidas uniformizadas deixaram a Ilha do Retiro em momentos e caminhos diferentes, para evitar possíveis confrontos.



Ao final da vitória de 2x0 para o Sport, a torcida da casa saiu primeiro e integrantes da Torcida Jovem foram acompanhados por viaturas da Polícia Militar, pela Avenida Conde da Boa Vista, um dos principais focos de confusão entre as organizadas, no penúltimo jogo entre as duas equipes.



Apesar dos atos de vandalismo na última semana, Rafael Medeiros, integrante da Jovem, ressalta que o intuito da uniformizada é apenas incentivar o time. “Os vândalos não fazem parte da torcida, eles aproveitam e se infiltram. O objetivo da Jovem é apenas torcer pelo clube. Por isso somos a favor de um cadastro para que haja punição a quem merecer”, afirmou o rubro-negro.



Inferno - Com diversas viaturas, efetivos a cavalo, batedores em moto e um helicóptero, a Polícia fez a escolta da Inferno Coral. Da Ilha do Retiro, os torcedores passaram por Joana Bezerra, subiram a Ponte Joaquim Cardoso, nos Coelhos, até passar pela Praça Maciel Pinheiro e avenida Conde da Boa Vista. Parte dos integrantes foram “liberados” na Conde da Boa Vista e o restante seguiu para o terminal do Cais de Santa Rita.



Durante o trajeto, o carro da reportagem do Portal LeiaJá passou no meio dos torcedores. Em meio a xingamentos e exigências para não fotografar ou filmar, um torcedor deu um soco no vidro do carro, sendo imediatamente repelido por outro membro da Inferno Coral que criticou a ação.



Segundo o Tenente Coronel Gadelha, depois do conflito do penúltimo Clássico das Multidões, a Polícia mobilizou mais de 700 homens na operação. “Pelo horário e o fato de o jogo ter sido televisionado também foram fatores que contribuíram para a tranquilidade. Depois das cenas de violências, os próprios torcedores se conscientizaram”, informou o policial ao garantir que, para os próximos jogos, a ideia é manter este padrão de segurança reforçada.

COMENTÁRIOS dos leitores