Federação sérvia culpa albaneses por confusão em jogo

O jornal local sérvio Shqip descreveu o jogo como "a batalha pela bandeira", e disse que "os símbolos albaneses descem dos céus e enlouquecem os torcedores"

qua, 15/10/2014 - 12:20
GENT SHKULLAKU / AFP Houve briga e tumulto envolvendo torcedores e jogadores, das duas seleções GENT SHKULLAKU / AFP

A confusão generalizada que suspendeu o confronto entre Sérvia e Albânia, na última terça-feira (14), pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016, segue repercutindo. Nesta quarta, a Federação Sérvia de Futebol se manifestou sobre o ocorrido e responsabilizou o país rival pelo ocorrido.

Ainda no primeiro tempo, o confronto, que já tinha expectativa de ser tenso pelas questões políticas envolvidas, foi interrompido depois que o jogador sérvio Stefan Mitrovic puxou uma bandeira albanesa com os dizeres "Autochthonous", defendendo a autonomia do país, que estava presa a um drone que sobrevoava o campo. Os jogadores albaneses não gostaram e foram para cima do adversário. A torcida sérvia, por sua vez, invadiu o gramado e aumentou a confusão.

"Foi uma distração política bem planejada e, no fim, foi o fator-chave que levou o jogo a ser suspenso", disse a Federação Sérvia sobre a bandeira. "O que Mitrovic queria era remover a bandeira para que o jogo pudesse continuar, mas os jogadores albaneses o atacaram. Também queremos destacar que os torcedores sérvios não exibiram qualquer cartaz ofensivo em nenhum momento."

Apesar de colocar a culpa nos albaneses, a entidade prometeu punir os torcedores que invadiram o campo. "Entretanto, não há desculpa para a invasão de campo de alguns indivíduos e, após rever as imagens, a federação vai apresentar denúncia contra os invasores", garantiu.

ALBANESES SÃO FESTEJADOS - A briga generalizada teve gosto de título para os visitantes. Milhares de torcedores albaneses foram recepcionar a chegada dos jogadores no Aeroporto Madre Teresa nesta quarta e fizeram festa pelas ruas da capital Tirana, apesar de a partida ter sido cancelada após a confusão.

Seguindo o mesmo viés, a imprensa local registrou com bons olhos a confusão em campo, principalmente com a ordem da Uefa, que proibiu os albaneses de acompanharem a partida no estádio, que ocorreu em Belgrado, por causa dos risco de briga entre torcedores dos dois países. O jornal local Shqip descreveu o jogo como "a batalha pela bandeira", e disse que "os símbolos albaneses descem dos céus e enlouquecem os torcedores".

COMENTÁRIOS dos leitores