Clubes têm ações de marketing para fim do Todos com a Nota
Sport, Náutico e Santa Cruz buscam alternativas atrativas para os torcedores com o fim do Todos com a Nota
O possível fim do Todos com a Nota trará a Náutico, Santa Cruz e Sport uma complicada missão: criar uma nova cultura para o torcedor pernambucano. Com o programa, até o Campeonato Pernambucano, as torcidas trocavam notas fiscais de R$ 100 por pontos que valiam os ingressos. Ou seja, praticamente sem custos para acompanhar aos jogos na Ilha do Retiro, Arruda e Arena Pernambuco. A suspensão ou o final do Todos com a Nota não foi confirmada, mas os clubes da capital, no meio desta indefinição, já se planejam para viver sem o programa.
Na primeira rodada da Série B, no último sábado (9), o Náutico se juntou à Arena Pernambuco e fez uma promoção de ingressos. Para o setor onde ficava o público do Todos com a Nota, os bilhetes custaram R$ 15. A intenção da diretoria alvirrubra é continuar aplicando esse valor. No entanto, uma nova negociação terá de acontecer com o Consórcio que administra o estádio.
“Vamos conversar essa semana com a Arena Pernambuco para definir alguma coisa. Não é o Náutico que faz a emissão dos bilhetes. Não tem como trabalhar com preços. Mas vamos conversar com a Arena e pensar num preço promocional, venda diferenciada ou combo. Nem que seja para atender apenas a área que era do Todos com a Nota. Acredito que o pessoal da Arena, como já fez no jogo passado, deve se colocar à disposição”, explicou o diretor de marketing alvirrubro Fábio Lins.
O Sport já tem um planejamento para o fim do programa, que será apresentado ao presidente João Humberto Martorelli. Até lá, o clube também fará promoções para os rubro-negros. O primeiro jogo será o da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (13).
“Estamos trabalhando pensando nisso. No jogo contra a Chapecoense já tem promoção com preço popular. Enquanto não temos uma definição se vai acabar ou não o programa, vai ter sempre promoções. E, independente disso, vamos apresentar uma proposta de sugestões que nós temos para avaliação e direcionamento do presidente”, garantiu o diretor de marketing do Leão, Sid Vasconcelos.
Como não poderia ser diferente, promoção também é uma das alternativas do Santa Cruz. No próximo jogo, contra o Paraná, o valor mínimo da entrada será de R$ 10. Na sequência da Série B, o presidente Alírio Morais pretende manter esse preço. “Precisamos atender ao torcedor mais carente do Santa Cruz. Não é justo colocar apenas ingressos caros. O clube é do povo. Não podemos deixar o povo fora do Arruda”, justificou o mandatário coral.
Campanha de sócios também é um caminho
Além de preços de ingressos populares, os clubes se organizam também para buscar novos sócios. Para este fator, o final do Todos com a Nota pode ser benéfico. “É uma oportunidade. Não posso externar, mas o que vamos apresentar ao presidente é algo nesse sentido. O Todos com a Nota é um incentivo do Governo, mas impacta diretamente na adesão de novos sócios. Como uma pessoa vai querer se associar se pode ter ingresso de graça? Então, apresentaremos um planejamento ao presidente, mas ainda não temos prazo”, disse Sid Vasconcelos.
O fato de não ser dono da Arena Pernambuco dificulta algumas ações no Náutico. Por isso, o sócio receberá uma atenção especial, mas quem não é sócio também será lembrado pela diretoria alvirrubra.
“Os sócios terão preços diferenciados em cima do preço do setor que era o Todos com a Nota. Porém, do ponto de vista do acesso ao espetáculo, é horrível. O torcedor tinha entrada gratuita. Por outro lado, para os clubes que têm estádio, poder trabalhar isso dentro do programa de sócio é um grande reforço. O valor do ingresso passa a ter um peso maior. O principal atrativo do programa não é a localização, é o preço”, pontuou Fábio Lins.
A programação do Santa Cruz já apontava para uma melhoria aos sócios. Atualmente contando com seis mil associados, o presidente do clube espera crescer esse número nos próximos meses. “Independente do fim ou não do Todos com a Nota, já tínhamos esse pensamento de aumentar o quadro de sócios. Precisamos disso para pagar a nossas contas. Na próxima semana lançaremos um novo site oficial e que vai nos ajudar muito nesse sentido”, finalizou Alírio Morais.