Evento da marcha atlética será teste para Olimpíadas
Copa será realizada no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio
Atletas de sete países vão participar da Copa Brasil de Marcha Atlética, que será realizada no fim de semana no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, e que, na sua versão masculina de 50 km, no domingo (28), vai servir como evento-teste dos Jogos Olímpicos do Rio. Uma das principais potências da modalidade, a China enviou quatro atletas, todos para participar das provas de 20km, no sábado (27).
Diferente da maratona, que percorre um percurso linear, na marcha atlética é montado um circuito no qual os atletas têm que dar um número predefinido de voltas. No caso dos Jogos do Rio, esse circuito terá dois quilômetros. Assim, nas provas de 20km (masculina e feminina) serão dadas 10 voltas no circuito. Na de 50km, exclusiva para homens, são 25 voltas.
Na distância mais longa, disputada menos vezes ao longo da temporada por conta da lenta recuperação dos atletas, a prova no Rio vai valer não só pela Copa Brasil, mas também como Campeonato Sul-Americano. Por isso, marchadores da Colômbia, do Equador, do Peru e da Venezuela se inscreveram. De fora das Américas vêm quatro chineses, além de dois congoleses.
O Brasil tem quatro atletas classificados para os Jogos Olímpicos na marcha. Caio Sena Bonfim tem índice nos 20km e nos 50km, enquanto Mario José dos Santos Júnior apenas na distância mais longa. No feminino, Erica Rocha de Sena e Cisiane Dutra Lopes estão qualificada.
Nos 50km, Jonathan Riekmann e Claudio Richardson buscam índice na Copa Brasil. Já nos 20km há alguma chance de Jose Alessandro Bagio e Moacir Zimmermann se qualificarem para os Jogos. O Brasil pode ter até três atletas por prova na Olimpíada.