Sport tem a maior torcida do Recife, diz pesquisa
Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau aponta que 36,1% de 624 entrevistados são rubro-negros. Santa Cruz aparece na ‘vice-liderança’, com 28,4% dos votos
Vira e mexe, surge o debate: qual é a maior torcida do Recife? Para responder a essa questão, o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) se dedicou a levantar dados junto aos entusiastas do futebol na capital pernambucana. Geralmente, a discussão ocorre entre tricolores e rubro-negros. No Arruda, a torcida do Santa Cruz, de fato, costuma mostrar sua força, o que ficou em evidência, inclusive, quando a equipe coral estava na Série D do Campeonato Brasileiro. Mas o resultado da pesquisa deu a ‘vitória’ para o Sport. Levando em conta o universo da apuração, 36,1% dos torcedores afirmaram torcer para o Leão.
Mas o embate constante entre os rivais que compõem as arquibancadas nos Clássicos das Multidões faz sentido, de acordo com as informações da pesquisa. É que a torcida tricolor aparece em segundo lugar no ranking montado na capital pernambucana. Com 28,4% dos votos, os tricolores batem os alvirrubros, garantindo a ‘medalha de prata’ entre os integrantes do Trio de Ferro do futebol pernambucano.
Um dos organizadores da pesquisa, o cientista político Adriano Oliveira, concedeu entrevista ao Portal LeiaJá e deixou sua opinião sobre o resultado adquirido. “Há três anos a torcida do Sport lidera nesse quesito. Costumo dizer que os tricolores são mais apaixonados, mas, em termos de número, os rubro-negros são, realmente, superiores”, declarou.
Rivalidade entre os líderes à parte, o que surge como dado mais curioso na pesquisa é o seguinte: a torcida do Náutico, com 12,8% dos votos, aparece atrás do percentual que aponta os torcedores que afirmam não ter time (16,9%). Completando os dados levantados pelo Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau, 1,9% dos torcedores torcem para outras equipes do Recife, enquanto 3,9% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
PESQUISA – O IPMN entrevistou 623 recifenses com mais de 16 anos durante os dias 3 e 4 de maio. O trabalho é feito com equilíbrio em relação aos escolhidos de acordo com sexo, faixa etária, grau de instrução, renda individual/familiar, estado civil, casse socioeconômica e religião e situação empregatícia. O nível de confiabiliade é de 95%, com margem de erro de quatro pontos percentuais.