Diante do Figueirense, retrospecto favorece o Sport

Em seis jogos contra os catarinenses no Recife, Leão perdeu apenas um

por Rodrigo Malveira seg, 05/12/2016 - 09:51
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo No último confronto contra o Figueirense na Ilha do Retiro, o Sport venceu por 4 a 1 com dois gols de Diego Souza Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Com confronto marcado para o próximo domingo (11) e precisando da vitória para eliminar qualquer possibilidade de rebaixamento para a Série B, o Sport enfrenta o Figueirense na última rodada do Campeonato Brasileiro, na Ilha do Retiro. Para escapar da queda à Série B, o Leão poderá contar com um retrospecto positivo atuando contra os catarinenses no Recife. Em seis jogos ao longo da história, o time rubro-negro foi derrotado apenas uma vez como mandante.

O primeiro confronto entre as equipes ocorreu apenas em 1979, pelo Campeonato Brasileiro. Apesar de o jogo ser realizado no Recife, a partida não aconteceu na Ilha do Retiro, e sim, no Arruda. A partida terminou empatada em 2 a 2. Marcaram para o Sport o meia Pita e o atacante Roberto. Após esse duelo, os times voltariam a se enfrentar em Pernambuco somente 28 anos depois, em 2007, desta vez já na casa do Leão. O placar, porém, terminou novamente empatado, em 0 a 0. 

A primeira vitória do Sport em Recife diante do alvinegro viria somente em 2008, e com uma goleada. Pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Leão, na época comandado por Nelsinho Baptista, venceu o confronto por 5 a 0. Os gols da partida foram marcados por Sandro Goiano, Júnior Maranhão, Roger (duas vezes) e Wilson. Daquela partida, dois atletas, inclusive, permanecem no rubro-negro e estarão em campo no domingo: o goleiro Magrão e o zagueiro Durval.

Ainda houveram partidas entre as equipes em 2012, único jogo que o Figueirense venceu no Recife, por 1 a 0, gol marcado por Aloísio; em 2014, com vitória do Sport por 1 a 0; e em 2015, último jogo realizado entre as equipes, no qual o Sport venceu por 4 a 1. Os gols rubro-negros foram de Matheus Ferraz, Diego Souza (duas vezes) e Régis. O Figueirense descontou com um gol contra do lateral Renê.

Visitante agradável

Além de o retrospecto favorecer o Sport, os próprios números da atual Série A ajudam os pernambucanos. Já rebaixado para a Série B, o Figueirense faz a segunda pior campanha como visitante no Brasileiro. Em 18 jogos o time catarinense venceu apenas um, empatou quatro e perdeu 13, um aproveitamento de 12,96%. Já o Sport, como mandante na primeira divisão, tem nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 59,26%.

LeiaJá também

--> Rafael Moura pede para não enfrentar o Sport

--> Sport irá doar renda do jogo com o Figueira para a Chape

--> Grafite e Diego Souza disputam artilharia da Série A

COMENTÁRIOS dos leitores