Ney Franco pode chegar ao Sport com 12 anos de "atraso"

Treinador teve proposta do Sport em 2005 quando dirigia o Ipatinga, mas decidiu ficar no time mineiro

por Pedro Oliveira seg, 27/03/2017 - 10:55
WikimediaCommons Ney Franco estava sem treinar desde 2015 WikimediaCommons

Quando teve seu nome ligado ao Sport pela primeira vez, em 2005, Ney Franco era uma icógnita, já que só havia dirigido uma equipe profissional, o Ipatinga (MG). Na época, com a proposta rubro-negra em mãos, o treinador decidiu permanecer no time mineiro, onde havia conquistado o título estadual, inclusive tendo sido criticado pelo antigo empresário por "fazer leilão". Dado como certo por grande parte da imprensa pernambucana para substituir Daniel Paulista, o nome do técnico ainda não foi oficializado pela diretoria do Leão da Ilha.

Hoje, mesmo com a experiência de quem já esteve à frente de gigantes brasileiros, como São Paulo e Flamengo, e da seleção brasileira sub-20, Franco não pode ser taxado de solução para o Sport, até porque vem de um longo período afastado da profissão. 

Depois do Ipatinga, Ney Franco treinou o Flamengo (2 vezes), Atlético Paranaense, Botafogo, Coritiba (2 vezes), São Paulo e Vitória. Nos clubes, os grandes trabalhos foram no rubro-negro carioca, onde conquistou a Copa do Brasil de 2006, e no São Paulo, onde foi campeão da Copa Sul-Americana em 2012. No Coritiba, Ney Franco acumulou fracassos e sucessos, ao cair para a série B com o time paranaense em seu centenário, mas depois retornar com o título da segundona, mesmo tendo recebido proposta e já fechado para ser o coordenador de base da seleção brasileira em meio à disputa da competição.

Pela seleção sub-20, sua principal missão foi classificar o Brasil as Olimpíadas de Londres, por meio do Sul Americano Sub 20, o que conseguiu vencendo o Uruguai por 6-0 na última rodada, ficando com o título. Na ocasião, Franco dirigia ninguém menos que Neymar, Phillipe Coutinho e Casemiro, titulares da seleção principal no último jogo das eliminatórias para a Rússia 2018.

Seu último clube foi o Coritiba, na segunda passagem, de onde foi demitido no dia 03 de Novembro de 2015, após 6 partidas sem vencer pelo Campeonato Brasileiro. Depois, decidiu dar uma pausa na carreira e ir aos Estados Unidos, com visto de estudante, para reciclar seus conceitos de futebol e aprimorar a língua inglesa. Nesse tempo em que esteve afastado, Ney Franco deu algumas entrevistas onde alegou que sua principal dificuldade era controlar o grupo de jogadores, administrando os problemas causados por diferentes personalidades e pelo contraste na folha salarial.

COMENTÁRIOS dos leitores