Relembre momentos em que o futebol abraçou causas sociais

Ao longo dos anos, grandes instituições e federações do esporte passaram a dar voz a diversas lutas humanitárias

por Rafael Sales seg, 25/10/2021 - 22:03
Pixabay/Alex Fox Pixabay/Alex Fox

Na última semana, o Forest Green Rovers Football Club, time de futebol inglês, decidiu promover uma campanha em prol dos cuidados ao meio ambiente e assim, a diretoria do clube decidiu colocar cartazes e banners em todas as partes do estádio The New Lawn, no lugar dos anúncios e publicidades. Relembre outros momentos em que o futebol foi além das quatro linhas e abraçou causas humanitárias. Confira:

Apoio à diversidade sexual

Em apoio ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que aconteceu no mês de junho, diversos clubes do Rio de Janeiro, como o Flamengo, Vasco da Gama e Fluminense aderiram à campanha em prol da diversidade. Assim, houve o lançamento de camisas dos clubes com mensagens de apoio, e até mesmo a numeração nas costas passou a ter as cores do arco-íris. Os uniformes foram leiloados e o valor foi revertido para uma organização não governamental sem fins lucrativos, que luta contra a homofobia. Além disso, clubes ingleses da Premier League também já chegaram a promover a campanha “Rainbow Laces”, e colocaram bandeiras e braçadeiras de capitão nas cores do arco-íris.

Gesto simbólico contra o racismo

Os relatos de racismo dentro dos gramados acontecem desde que o futebol foi inventado, e com o passar do tempo, tanto as instituições futebolísticas quanto os próprios jogadores passaram a demonstrar apoio na luta contra o racismo. Um dos gestos mais simbólicos é quando um indivíduo ajoelha no chãoe ergue o braço com a mão fechada. Esse mesmo gesto já foi feito por diversos jogadores de clubes do Campeonato Brasileiro antes da partida começar. Além disso, outros esportistas foram elogiados pelo gesto, assim como o lateral brasileiro Marcelo, que joga no Real Madrid da Espanha, que após marcar um gol no Campeonato Espanhol, ajoelhou-se no chão e realizou o gesto.

Incentivo à adoção de cães abandonados

Bucareste, capital da Romênia, possui mais de 60 mil cachorros abandonados nas ruas, e ao longo do tempo, parte da população ficou assustada, já que alguns dos animais avançavam nos humanos. Autoridades locais chegaram a incentivar morticínio dos cães, mas indo na contramão disso, a Liga Profissional de Futebol do país decidiu aderir a campanha “Encha o Vazio da Sua Vida”, como uma forma de incentivo à adoção. E assim, antes do início das partidas, cada jogador entrou em campo carregando no colo um cachorro abandonado, sendo que cada um dos animais estava usando bandanas com seus respectivos nomes, para que os torcedores interessados pudessem identificar o animal e adotá-lo.

Reconhecimento dos “heróis” que lutam na pandemia

No primeiro semestre de 2020, em virtude da crise sanitária causada pela Covid-19, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) reuniu grandes nomes do futebol mundial para homenagear os profissionais da área da saúde que estão na linha de frente no combate contra o vírus. O vídeo possui pouco mais de um minuto e mostra diversas figuras conhecidas, como Pelé, Maradona (1960 – 2020), Buffon, Marta, David Beckham, Cafú, Roberto Carlos e muitos outros aplaudindo os chamados “heróis da humanidade”. A legenda principal diz: “Para todos os profissionais que continuam trabalhando como verdadeiros heróis, um infinito aplauso”. Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=y69SLXqNPuw&ab_channel=FIFATV

Combate à fome e pobreza

A organização não governamental brasileira conhecida Central Única das Favelas (CUFA) lançou a campanha “Mães da Favela Futebol Clube”. Assim, a instituição entrou em contato com diversos clubes brasileiros para arrecadar alimentos e distribuí-los em comunidades em todo o Brasil e todos aqueles que quiseram contribuir, puderam levar suas doações nas sedes dos clubes de futebol. Ao final, foram arrecadadas mais de 830 mil cestas básicas, o equivalente a R$ 107 milhões. Vale lembrar que ao todo, participaram mais de 35 mil voluntários em todo o Brasil, além de 214 times de futebol, como o Corinthians, São Paulo, Internacional, Grêmio, Flamengo e Vasco da Gama.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores