UNAMA realiza seletiva para time de futebol feminino

Professores afirmam a importância da integração entre a universidade e o esporte e do estímulo às práticas esportivas

sex, 23/12/2022 - 11:54
Clóvis de Senna/LeiaJáImagens Jovens atletas que participaram da seletiva de futebol feminino da UNAMA Clóvis de Senna/LeiaJáImagens

A UNAMA – Universidade da Amazônia realizou, por meio do Núcleo de Esporte e Desporto (NED), mais uma seletiva de atletas que vão fazer parte do time de futebol feminino da instituição, na manhã da última quarta-feira (21), no Estádio da Tuna Luso Brasileira, em Belém. A escolha das participantes foi feita por uma comissão técnica responsável pela avaliação do desempenho delas em campo.

O coordenador do NED e professor Almir Figueiredo Filho afirmou que não existe algo melhor que a inclusão do esporte dentro da universidade, pois incentiva os atletas e faz bem para a saúde, além de permitir que eles aprendam a ter respeito por seus adversários. Ele explicou que a UNAMA já realiza esse processo de integração há muito tempo, sendo algo positivo para alunos e professores.

Segundo o professor, as acadêmicas selecionadas podem ser contempladas com o “Programa Bolsa Atleta”, e elas terão a oportunidade de estudar e jogar. Ele também citou a observação das candidatas e as características mais procuradas durante a seletiva. “Habilidade com a bola, um maior entrosamento, até na corrida do atleta a gente conhece porque temos a nossa experiência”, destacou.

O professor e técnico de modalidade Jean Carlos Ferreira também falou sobre a importância da integração entre a universidade e o esporte. “Hoje, temos o prazer de trabalhar em uma instituição que estimula a prática do esporte e alto rendimento, principalmente na modalidade feminina, que a gente percebe a necessidade do estímulo ainda maior pelo meio social”, ressaltou.

Embed:

As selecionadas vão ser preparadas para chegar em níveis de competição, como a dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrem entre os dias 21 e 27 de maio de 2023, em Curitiba. O técnico comentou que vão ser criadas atividades para preencher a formação delas até a competição universitária. “A gente vai ter o recesso e no início do ano vamos retomar as atividades com as seleções, já em categorias subdivididas e os horários de treinamento”, disse.

A atleta e estudante de Educação Física Alinne Souza contou que a paixão pelo esporte foi a motivação para participar da seletiva, e que já fez natação, balé e ginástica. “Vim fazer o teste e participar, porque é uma oportunidade que temos que agarrar, ainda mais por ser futsal feminino, futebol feminino. A gente sabe a dificuldade que o feminino tem para ter uma visão melhor no mundo”, enfatizou.

A estudante também considera positiva a relação entre a universidade e o esporte, inclusive por motivar os estudantes, tanto nos estudos, como nas atividades físicas. “Eu curso Educação Física, então sei como é bom ter uma coisa que te motiva a participar do esporte”, finalizou.

Por Isabella Cordeiro

COMENTÁRIOS dos leitores