Uruguai sediará 1º jogo da Copa do Mundo de 2030

Estádio Centenário, palco principal da 1ª Copa do Mundo da história, em 1930, será contemplado. Mas as sedes oficiais serão Marrocos, Espanha e Portugal

qua, 04/10/2023 - 13:12
Alex Sanz/Flickr Estádio Centenário, em Montevidéo, capital do Uruguai Alex Sanz/Flickr

Em 2030, a Copa do Mundo da FIFA unirá três continentes e seis países, convidando o mundo inteiro a participar da celebração os 100 anos da competição. O Conselho da FIFA concordou por unanimidade que a única candidatura será a candidatura combinada de Marrocos, Portugal e Espanha, que sediará o evento em 2030.

Porém, tendo em conta o contexto histórico da primeira Copa do Mundo – realizada em 1930 no Uruguai -  o Conselho da FIFA concordou, ainda por unanimidade, que Montevidéu sedie uma cerimônia de celebração do centenário e ainda uma partida da competição. Argentina e Paraguai também vão sediar um jogo cada.

“A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo FIFA”, disse Gianni Infantino, presidente da FIFA.

“O Conselho da FIFA também concordou por unanimidade que a única candidatura para acolher o Campeonato do Mundo FIFA 2030 será a candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha”, acrescentou.

“Em 2030, teremos uma presença global única, três continentes – África, Europa e América do Sul – seis países – Argentina, Marrocos, Paraguai, Portugal, Espanha e Uruguai – acolhendo e unindo o mundo enquanto celebramos juntos o belo jogo, o centenário e a Copa do Mundo da FIFA”, concluiu o presidente da FIFA.

Com informações do site oficial da FIFA

COMENTÁRIOS dos leitores