Procon fecha loja e proprietário acusado de golpe é detido
Dono do estabelecimento é suspeito de vender móveis inexistentes e falsificar recibos
A Loja Mariano Móveis, localizada em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi interditada nesta quarta-feira (4). Segundo o Procon-PE, o proprietário do estabelecimento - Alexsandro Mariano de Lira - é acusado de estelionato.
Conforme as investigações, ele vendia móveis ilustrados no catálogo, recebia o valor, mas não entregava a encomenda. Alexsandro também é procurado por falsificar recibos de clientes. Só em 2014, de acordo com a Polícia, foram movidos 53 processos contra o suspeito.
Após a interdição, o proprietário foi encaminhado para a delegacia e responderá a inquérito policial. “Como não houve flagrante, ele vai responder em liberdade até eventual pedido de prisão preventiva, caso descumpra a suspensão das atividades”, informou o delegado do consumidor, Roberto Wanderley.
A secretária executiva de Defesa do Consumidor do Jaboatão dos Guararapes, Débora Albuquerque, explicou que o acusado já havia recebido várias advertências. Em outubro do ano passado o caso foi discutido em audiência no Ministério Público.
Na ocasião, ele alegou dificuldades momentâneas e prometeu ressarcir os clientes lesados, mas o acordo não foi cumprido. “As pessoas lesadas que ainda não ingressaram na Justiça devem procurar o Procon para abrir novos processos, os quais serão somados aos que já estão tramitando”, recomendou Débora Albuquerque.
Para reabrir a loja, Alexsandro terá que entregar os móveis aos clientes ou devolver o dinheiro. Outras vítimas podem formalizar denúncias através do telefone do Procon-PE, no número 0800 281 6970.