PE: Em uma semana, 174 casos de microcefalia descartados
Mutirões reduziram número de casos ainda sem diagnóstico final. Crianças com cinco meses ainda não tinham a comprovação da doença
Em uma semana, Pernambuco descartou 174 casos suspeitos de microcefalia, segundo o último boletim, divulgado nesta quarta-feira (13). O alto número de descartes se deve ao segundo mutirão realizado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), no dia 8 de abril.
No primeiro mutirão, o Portal LeiaJá verificou que muitas crianças, entre quatro e cinco meses de vida, ainda aguardavam um diagnóstico final. No início do grande aumento de casos, em 2015, notificava-se crianças com um perímetro craniano de 33 cm ou menos, este número sofreu algumas atualizações e está em 31,9 cm para menino e 31,5 para menina.
O boletim da Secretaria de Saúde confirmou mais nove casos de microcefalia. O número agora está em 312 confirmados, além de 1849 notificados e 761 prováveis. Do total de confirmados, 146 foram comprovados como relacionados ao zika vírus após exame laboratorial.
O balanço da semana também atualiza o número de casos de arboviroses no estado. As notificações de zika vírus pularam de 7,9 mil, no dia 5 de abril, para 8337 nesta quarta. Não houve atualização no número de confirmações, que está em 16.
Após um aumento significativo no número de mortes por chikungunya, houve um freio e os óbitos permaneceram em nove. Os casos notificados subiram para 16488 e confirmados para 360.
Já a dengue tem 55502 casos notificados em Pernambuco, sendo 8448 confirmados.
Pernambuco possui 75 municípios em situação de alerta de infestação por arboviroses, 91 em risco de surto e 15 municípios em situação satisfatória. Três cidades não informaram a atual situação.