PF realiza operação em quatro estados contra tráfico

Segundo a PF, a quadrilha lavava o dinheiro do tráfico adquirindo veículos, apartamentos e terrenos, onde eram construídos bem imóveis para revenda

por Jorge Cosme qui, 02/06/2016 - 08:01
Divulgação/Polícia Federal Suspeitos responderão por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e por integrar organização criminosa Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) cumpre quatro mandados de prisão em Pernambuco dentro da Operação Construtor, deflagrada nesta quinta-feira (2). Em Fortaleza-CE, a mesma operação cumpre dois mandados de prisão contra um empresário líder da organização criminosa e de sua esposa.

A operação, cujas investigações iniciaram ainda em 2014, tem como alvos suspeitos de envolvimento com associação e tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Dos quatro mandados que estão sendo cumpridos em Pernambuco, três são contra pessoas que já se encontram no presídio. Ainda no Estado, um advogado foi intimado e buscas serão realizadas em sua residência e seu escritório. Os suspeitos podem pegar até 65 anos de reclusão. 

Estão sendo cumpridos também cinco mandados de busca e apreensão (três em Pernambuco, um no Ceará e outro no Paraná); apreensão de três veículos, bloqueio de oito contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas; sequestro de oito imóveis (seis no Ceará e dois na Paraíba) e afastamento de sigilo fiscal de quatro pessoas físicas e jurídicas, tendo todas as medidas cautelares sido expedidas pela 13ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco. 

Os mandados estão sendo cumpridos simultaneamente no Recife, Fortaleza-CE, João Pessoa-PB e Foz do Iguaçu-PR. De acordo com a PF, a quadrilha lavava o dinheiro do tráfico adquirindo veículos, apartamentos e terrenos, onde eram construídos imóveis para revenda.

Em Pernambuco, os presos envolvidos na operação estão recolhidos no Presídio Juiz Antonio Luiz Lins de Barros (PJALLB), no Complexo do Curado, após terem sido presos em flagrante com 24,4 kg de cocaína no dia 22 de agosto de 2014. Eles estavam em uma pousada em Piedade, no município de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), quando um químico da quadrilha veio do Paraguai para melhorar a qualidade da droga.

O líder da organização vive com a atual esposa em Fortaleza e, em seu nome, estão registrados alguns dos imóveis que estão sendo sequestrados. O investigado já foi indiciado pela prática de homicídio, ocorrido em um acidente de carro supostamente causado por sua embriaguez. O acidente resultou na morte da motorista do veículo atingido, que se encontrava grávida de oito meses. 

COMENTÁRIOS dos leitores