Metrô do Recife volta a contar com serviço de ouvidoria

Serviço será reestabelecido após recomendação do MPF

por Naiane Nascimento ter, 23/08/2016 - 17:12
Danilo Bezerra/LeiaJáImagens/Arquivo Serviço estará disponível presencialmente, por email ou telefone Danilo Bezerra/LeiaJáImagens/Arquivo

Foi acatada pela Superintendência de Trens Urbanos do Recife a recomendação do Ministério Público Federal (MPF), em Pernambuco (PE), a volta do serviço de ouvidoria para os usuários do metrô. A medida busca oferecer soluções para as demandas dos passageiros, aprimorar a prestação do serviço e contribuir para a formulação de políticas públicas.

Segundo o MPF, foi instaurado um procedimento administrativo a fim de apurar possíveis irregularidades relacionadas a abuso de poder por funcionários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no exercício da função de agentes de segurança metroferroviária. 

Histórico

De acordo com a Superintendência, o posto de atendimento, onde a ouvidoria do órgão funcionava, na Estação Recife, havia sido desativado por contenção de despesas. Após a recomendação atual do MPF, uma readaptação da estrutura da ouvidoria foi realizada para que o atendimento aos usuários pudesse ser realizado. Além disso, quando o serviço voltar a ser realizado, haverá divulgação por parte da CBTU, através de cartazes, adesivos e placas em todas as estações de metrô do município e nos trens. 

Outras medidas

Mais medidas foram anunciadas: um grupo de trabalho, para desenvolver projeto para instalação de câmeras nas estações de metrô e nos trens, foi formado. A intenção é de que seja realizado procedimento licitatório para aquisição dos equipamentos.

Quanto à segurança, a Superintendência de Trens Urbanos do Recife informou ao MPF que vem atuando com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Dircon, entre outros órgãos, em ocorrências na área de segurança pública. 

Funcionamento da ouvidoria

Os passageiros que desejarem realizar denúncias, críticas ou sugestões ao órgão responsável pelo metrô do Recife podem fazer pelo email ouvidoria@metrorec.com.br, pelo telefone (81) 2102-8580 ou presencialmente na sede da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), localizada na rua José Natário, nº 478, no bairro de Areias, no Recife, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

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