Macaco achado morto não oferecia risco de febre amarela

Segundo a Secretaria de Saúde de Caruaru, o sagui estava em local sem mata e sem foco de Aedes aegypti

sex, 23/02/2018 - 09:18
Pedro Moraes/GOVBA O macaco não é transmissor da febre amarela Pedro Moraes/GOVBA

Um sagui foi encontrado morto, na quinta-feira (22), em uma residência em Caruaru, Agreste de Pernambuco, deixando os moradores do local preocupados com o risco da febre amarela. A Secretaria de Saúde de Caruaru respondeu: “[o sagui] estava em estado de decomposição e, praticamente, não existe nenhuma possibilidade de transmitir a febre amarela, pois no local não existe mata, impossibilitando o aparecimento dos mosquitos que transmitem a forma silvestre”.

Ainda de acordo com a pasta, também foi observado que não há foco de Aedes aegypti na localidade. Os restos do animal foram recolhidos e encaminhados para uma empresa de descarte de lixo contaminado. 

O macaco não transmite a febre amarela, servindo como sentinela para identificação da doença por também ser uma das vítimas. Caso as pessoas encontrem algum primata morto, devem procurar a Vigilância Sanitária. Em Caruaru, a Vigilância Sanitária funciona no número 3701-1407 ou no WhatsApp 98384-5380.  Conheça alguns mitos e tire dúvidas sobre a febre amarela no vídeo abaixo:

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores