Chuvas deixam Bodocó em situação de emergência

A prefeitura da cidade contabiliza que cerca de 750 pessoas ficaram desabrigadas

por Marília Parente sab, 14/04/2018 - 16:07
Rômulo Lima O prefeito de Bodocó decretou Estado de Situação de Emergência Rômulo Lima

O prefeito de Bodocó, Túlio Alves, decretou Estado de Situação de Emergência por um período de 180 dias devido às fortes chuvas que caíram na cidade na madrugada da última sexta-feira (13). De acordo com a prefeitura municipal, cerca de 750 pessoas ficaram desabrigadas e 350 casas inundadas, sem contar com aquelas que estão provisoriamente hospedadas nas residências de parentes. 

Importantes vias da cidade ficaram completamente submersas e a ponte da PE-545, que liga Bodocó à vizinha Ouricuri, precisou ser interditada devido à rachaduras formadas durante as chuvas. Como o bloqueio da PE-545 está dificultando o trabalho das equipes de apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil, o prefeito solicitou ao Governador Paulo Câmara que o acesso à rodovia fosse garantido. 

A equipe da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecipe) está na cidade para tomar as medidas cabíveis junto a prefeitura e ao Corpo de Bombeiros. Segundo as informações mais recentes da Prefeitura, a vistoria na área central de Bodocó, contudo, não havia sido possível, em razão da interrupção no fornecimento de energia nas ruas que tiveram casas inundadas, com o intuito de evitar o risco de descargas elétricas.

De acordo com Edvânia Santos, meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), embora já tenha passado o período da quadra chuvosa do sertão, que compreende os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, não é estranho que as chuvas torrenciais tenham ocorrido em abril. “Já tínhamos previsões de chuvas acima da média em todo o estado, desde janeiro. Elas ocorreram devido a pulsos da zona de convergência intertropical, uma área de confluência dos ventos”, explica. 

Segundo a especialista, ainda deve chover na região durante o restante até o fim do mês, com diminuição em maio. “Só fazemos previsões, com maior segurança, dentro de um prazo máximo de 48 horas, mas a Apac já havia emitido alerta de chuva de sexta para sábado. Aconselhamos que a população acompanhe as previsões diariamente, que são atualizadas no nosso site”, orienta Edvânia.

Equipes das secretarias municipais iniciaram cadastros para identificação das famílias vítimas das chuvas, levantamento das áreas urbanas e rurais atingidas, além de detecção de assoreamento de estradas. A Paróquia São José disponibilizou uma conta bancária para arrecadar doações para os desabrigados de Bodocó:

Banco do Brasil

Ag: 0899-0

Cc: 8113-2

 

COMENTÁRIOS dos leitores