Violência contra a mulher é tema de debate no Guamá

Encontro promovido pelo Espaço Cultural Nossa Biblioteca tratou de abusos, assédio e agressões, além de falar sobre "empoderamento feminino"

qui, 21/06/2018 - 10:19

Na tarde de quarta feira (13), o Espaço Cultural Nossa Biblioteca, do bairro do Guamá, em Belém, proporcionou para pais e filhos uma oficina sobre "Violência contra a mulher" e em seguida uma palestra sobre "Empoderamento feminino", elaborada pela estudante e voluntária Ana Mônica Torres de Oliveira. O encontro teve a participação da professora de teatro Alana Lima.

Para a professora Alana Lima, estar num bairro de periferia como o Guamá e abordar um tema como esse é importante, pois a violência contra a mulher, segundo ela, é muito forte. “Trazer essa discussão para as mulheres compreenderem o que elas vivem, pra que elas possam combater isso, foi a nossa meta", disse.

A estudante Mônica Torres, que ministrou palestra, disse que falar sobre a violência contra a mulher e o empoderamento de meninas é importante, porque as crianças da biblioteca vivenciam muito situações de abuso e agressão. “Neste tipo de roda de conversa é pra poder mostrar pra elas o que elas estão passando e tentar ajudar caso estejam numa situação ruim”, afirmou Mônica.

Já a pedagoga e a mediadora Marta Lima ressalta a importância dessa roda de conversa na oficina pra alertar as mulheres dessa violência que cresce com o passar dos dias. “A gente viu uma adolescente de 16 anos empoderada poder estar falando desse assunto com outras adolescentes, com outras mães”, observou. A roda de discussão também ensinou às pessoas presentes o significado de várias palavras muito repetidas no cotidiano, como machismo e feminismo.

A dona de casa Maria Felizmina, de 52 anos, disse que sempre participa de reuniões no Espaço e que achou muito importante aprender. “Eu sempre participo de reuniões aqui, mas hoje achei muito importante porque muita coisa eu não sabia”, disse a dona de casa.

Esse evento faz parte do Círculo de Leitura, realizado quinzenalmente, com dinâmicas que abordam o papel da mulher na sociedade.

Da assessoria do evento.

COMENTÁRIOS dos leitores