Motorista de aplicativo é esfaqueado e morto no Aeroporto
De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima é José Luciano Martins e o motivo do crime teria sido a disputa por passageiros no local
Um motorista de transporte particular foi morto após ser esfaqueado, na última sexta-feira (3), por um concorrente no estacionamento do Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes-Gilberto Freyre, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da cidade. De acordo com informações da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), a vítima é José Luciano Martins, que trabalhava em um carro particular e realizava corridas por aplicativos.
Ainda segundo a PCPE, a vítima estava com um cliente no aeroporto e o suspeito conhecido por "Rogério" se aproximou e desferiu diversos golpes de facas. O motivo do crime teria sido a disputa por passageiros no local. A Polícia Civil informou que instaurou um inquérito policial e o caso será encaminhado à Delegacia do IPSEP.
De acordo com testemunhas que estavam no local, após ser esfaqueada, a vítima entrou no aeroporto ensanguentada para pedir socorro. Pessoas que estavam no saguão de desembarque tentaram ajudar a vítima e um vídeo gravado no dia do crime mostra o trabalho de paramédicos para tentar salvar a vida do motorista.
Um motorista que atua no aeroporto e preferiu não se identificar por medo de retaliações explicou ao LeiaJa.com que o caso foi abafado. "A informação que eu tive é que existe uma máfia muito grande no aeroporto entre motoristas clandestinos e taxistas comuns no desembarque. Tem bandido, ex-presidiário e a infraero tentou abafar o caso porque há muito corrida sem ser por aplicativo de forma clandestina. É uma máfia muito grande", disse.
Procurada pela reportagem para comentar o caso, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pela administração do Aeroporto do Recife, se pronunciou através de nota.
"A INFRAERO informa que o incidente aconteceu na área externa do terminal, e o indivíduo adentrou o saguão em busca de ajuda, sendo atendido pelos profissionais do Posto de Atendimento Pré-Hospitalar (PAPH) do Aeroporto do Recife, e encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) às 22h52.
Em relação as denúncias sobre a presença de motoristas clandestinos no terminal, a Infraero esclarece que se reúne constantemente com representantes da Prefeitura do Recife, CTTU e Polícia Militar de Pernambuco, com a finalidade de coibir a ação. Além disso, o Aeroporto emite alertas sonoros, frequentemente, sobre o uso das empresas credenciadas, e dispõe de sinalizações espalhadas nas áreas de desembarque".
De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social, a Região Metropolitana do Recife concentra o maior número de homicídios no primeiro semestre deste ano, totalizando 691 casos. A capital pernambucana responde por 308 ocorrências.
A Zona da Mata teve 524 assassinatos, e o Agreste de Pernambuco registrou 460 homicídios. O Sertão teve o menor índice de casos, com 296 ocorrências. Ainda segundo os dados da gestão estadual 96 dos 184 municípios do estado não tiveram homicídio registrado em junho deste ano.