Internautas pesquisam na internet antes de comprar em loja

Levantamento aponta que o consumidor brasileiro está mais bem informado e maduro

qui, 23/08/2018 - 11:09
Pixabay Antes de comprar em lojas físicas, internautas procuram saber na internet o preço do produto, características e reclamações Pixabay

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que 47% dos internautas só compram em lojas físicas após pesquisarem os preços na internet. Para os pesquisadores, o resultado revela um consumidor brasileiro mais bem informado e maduro.

Foram ouvidos internautas que realizaram alguma compra online nos últimos 12 meses. Dos que pesquisam na internet antes de comprar em loja física, 38% está atrás de informações sobre preço, 22% procura detalhes e características do que pretendem adquirir e 10% estão interessados na opinião de outros clientes. Apenas 18% dos entrevistados compram direto em lojas físicas sem fazer qualquer tipo de consulta no ambiente virtual. Outros 35% recorrem à consulta apenas eventualmente, a depender do tipo de produto ou serviço.

Os itens mais pesquisados na internet são os eletrodomésticos (58%), smartphones (56%), eletrônicos (51%), roupas e acessórios (32%) e cosméticos e perfumes (30%). Quando querem se informar sobre o produto, 47% acessam sites que registram reclamações, enquanto 35% preferem sites ou aplicativos da própria empresa e 34% recorrem a resultados a partir da busca do Google.

O inverso

A pesquisa também indicou que 25% dos internautas visitam uma loja física para conhecer o produto antes de adquiri-lo na internet. A maior parte desse grupo procura conhecer os detalhes e características do item.

Os itens que os entrevistados mais procuram ver presencialmente para depois comprar de forma on-line são os eletrodomésticos (53%), smartphones (46%), eletrônicos (41%) e roupas ou acessórios (29%).

Vantagens

A maior parte dos consultados, 83%, percebem que os preços praticados na internet são mais baratos do que nas lojas físicas. Outro aspecto comparativo que aparece expressivamente é a comodidade (75%), seguida da variedade na oferta de produtos (73%). Também são mencionadas como fatores positivos da internet a facilidade para escolher produtos (62%), disponibilidade de informações (59%), agilidade na compra (58%) e melhores formas de pagamento (57%).

Do outro lado, as lojas físicas lideram quando são levados em consideração a facilidade de troca (73%), qualidade do atendimento (51%) e pós-venda (46%).  Entre os que preferem o ambiente físico para as compras, 40% acham que há menos decepções nesse tipo de compra do que no ambiente on-line e 38% destacam a vantagem de poder levar o produto para casa imediatamente após o pagamento. No geral, a internet é o meio preferido de 62% dos internautas na hora de fazer compras, enquanto 36% ainda preferem as lojas físicas e 1% cita as redes sociais.

Já em relação às sensações provocadas por cada tipo de compra, as lojas físicas são consideradas mais seguras (64%), proporcionam compras mais conscientes e racionais (41%) e também prazerosas (37%). Por outro lado, as compras feitas em sites ou aplicativos costumam deixar o consumidor mais ansioso (62%), proporciona compras mais personalizadas (52%) e estimula compras por impulso (43%).

Impulso

O estudo verificou que 41% dos entrevistados admitem que nem sempre planejam suas compras on-line, sendo tentados pelo desejo de consumo (23%) ou pelo senso de oportunidade (18%). Nesses casos, os principais motivos das compras impulsivas feitas pela internet são as promoções (67%), as visitas constantes aos sites das lojas (36%) e o recebimento de propagandas (24%).

Assim como as lojas on-line se tornaram ambientes mais seguros com o passar do tempo, os internautas também passaram a se precaver mais na hora de fazer compras usando o computador. Em média, o internauta atribui nota 7,9 no quesito se sentir seguro para fazer compras on-line. No geral, 91% dos internautas dizem se preocupar com fraudes na internet.

Nesse sentido, 98% das pessoas ouvidas na pesquisa tomam algum tipo de cuidado ao fazer compras pela internet, sendo que 59% só fazem compras em canais conhecidos ou indicados e 39% evitam cadastrar dados do cartão de crédito para compras futuras. Além disso, 35% são desconfiados e não compram em sites que praticam ofertas com preços excessivamente baixos.

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