Com Venezuela em crise, Maduro ostenta e gera polêmica
Presidente venezuelano foi filmado durante refeição em um restaurante caro de Istambul, na Turquia e vídeo causou revolta entre os venezuelanos
Imagens do presidente da Venezuela Nicolás Maduro em um restaurante em Istambul, na Turquia, tem causado revolta entre os venezuelanos, que enfrentam uma crise econômica com índices altos de fome. O restaurante visitado por Maduro é do badalado chef Nusret Gokce, conhecido como Salt Bae.
O local costuma atender celebridades internacionais como Leonardo di Caprio e Cristiano Ronaldo. O prato nos restaurantes do chef Salt Bae varia entre US$ 70 e US$ 250, segundo meios de comunicação gastronômicos. O valor equivale de dois a oito meses de salário mínimo na Venezuela, de acordo com o jornal Folha de São Paulo.
O ditador foi filmado, ao lado de sua esposa, Cilia Flores, fumando charuto e comendo suculentos pedaços de carne assada. "Isso é apenas uma vez na vida", chega a dizer Maduro.
A passagem por Istambul foi realizada enquanto ele voltava de uma viagem a China, para buscar financiamentos. Nicolás Maduro chegou a Caracas, capital da Venezuela, na madrugada dessa segunda-feira e confirmou a parada na Turquia, segundo ele, para atender convites das autoridades locais.
"Almoçamos em um restaurante famoso. Envio saudações a Nusret, que nos atendeu pessoalmente, estivemos conversando, desfrutando com ele (...) ama a Venezuela", disse o mandatário, em cadeia de rádio o TV.