Embrapa apresenta exposição de tecnologias sociais

Vitrine permanente está aberta ao público, que poderá conhecer projetos voltados para o fortalecimento da curiosidade científica

ter, 09/10/2018 - 18:55
Embrapa/Divulgação Hortas e outros projetos estão abertos à visitação pública Embrapa/Divulgação

Horta vertical orgânica para pequenos espaços, sistemas de produção agrícola que imitam a floresta, alimentos biofortificados e até uma fossa séptica que transforma dejetos humanos em adubo estão entre as tecnologias sociais que a Embrapa apresentou, na quinta-feira (4), em Belém. A vitrine tecnológica ficará em exposição permanente no Núcleo de Responsabilidade Social (Nures) da Empresa para visitação e realização de capacitações gratuitas para o público externo.

O Nures é um espaço de diálogo permanente entre a Embrapa e a comunidade por meio da capacitação de multiplicadores em tecnologias sociais e ações que reflitam diretamente na geração de renda, qualidade de vida e desenvolvimento local sustentável. O espaço também integrará o roteiro de visitações do programa Embrapa&Escola, que tem como o objetivo o despertar e fortalecimento da curiosidade científica em crianças em adolescentes.

A apresentação ocorrerá em forma de circuito, imitando um dia de campo, no qual os convidados percorrerão os espaços, chamados de estações, onde as tecnologias estão instaladas, conhecendo como funcionam, além de benefícios sociais e ambientais. Ao todo serão seis tecnologias sociais e o espaço saberes, que é o local onde os cursos e encontros são realizados. São elas: fossa séptica biodigestor (para várzea e terra firme); produção orgânica de hortaliças; cultivares biofortificadas; canteiro vertical de horta; biocompostagem; sistemas agroflorestais (SAF); e o espaço saberes.

De acordo com Delman Gonçalves, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental e um dos responsáveis pelo setor, a mostra é uma vitrine tecnológica de soluções sustentáveis que podem ser adotadas tanto pelo morador urbano, comunidades ou escolas, como a horta vertical e a biocompostagem, como pelo rural, a exemplo dos SAFs e biofortificados. “Todas as informações e passo-a-passo, da instalação ao cultivo, em um mesmo espaço físico interativo, com experiências em tamanho real ou em pleno funcionamento, com mais conforto e comodidade, disponíveis gratuitamente sob demanda ao publico externo e interno”, explicou Delman.

Conheça as tecnologias

Fossa séptica biodigestor - De fácil instalação e custo acessível, trata o esgoto do vaso sanitário (ou seja, somente a água com urina e fezes humanas) de forma eficiente. Produz um processo fermentativo anaeróbico, que substitui a fossa negra e transforma resíduos humanos, em um produto com baixa ou nenhuma carga biológica, que pode ser utilizado como biofertilizante, no cultivo de fruteira e madeiráveis.

Produção orgânica de hortaliças - É um serviço de capacitação que aborda os princípios da produção orgânica de hortaliças com ênfase na adubação orgânica, proveniente da biocompostagem e/ou transformação de resíduos de alimentos, em fertilizantes, além de resíduos de poda, para o cultivo de hortas domésticas e/ou comercial, garantindo a produção de alimentos saudáveis.

Cultivares biofortificadas - São culturas alimentares com maior valor nutricional, obtidas por meio de melhoramento genético convencional, ou seja, por meio de seleção e cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando alimentos mais nutritivos, ricos em ferro, zinco e vitamina A, excluindo, assim, ações transgênicas. A produção de cultivares biofortificadas  visa enriquecer alimentos que já fazem parte da dieta da população, principalmente das camadas sociais mais carentes, para que esta possa ter acesso a produtos mais nutritivos e que não exijam mudanças de seus hábitos de alimentares.

Canteiro vertical de horta - A horta vertical é uma técnica de jardinagem que utiliza vários recursos para permitir que as plantas cresçam para o alto em vez de crescer ao longo da superfície do jardim. Entre as vantagens está a possibilidade de acomodá-la em pequenos espaços, como a varanda, área de serviço e até mesmo em um canto da cozinha. É simples, prático, de baixo custo operacional e ainda possibilita o uso racional da água. É ainda ergonomicamente correto e favorece uma melhor postura para produção, apropriada, inclusive, para idosos e cadeirantes.

Biocompostagem - É uma prática agropecuária de transformação de resíduos de origem vegetal e/ou animal, por ações de microrganismos, gerando um tipo de adubo denominado composto orgânico, que contém propriedades físico químicas desejáveis à nutrição do solo. É uma excelente forma de aproveitamento dos restos vegetais e animais oriundos da atividade agropecuária ou a sobras de alimentos domésticos. Com relação ao meio ambiente, a prática reduz ou elimina a quantidade de resíduos orgânicos encaminhados para lixões ou aterros sanitários.

Sistemas agroflorestais (SAF) - São sistemas integrados de produção de culturas alimentares, frutíferas e florestais, visando à diversificação e o aumento da produção agrícola, com melhorias do uso do solo agregando valores econômicos, sociais e ambientais. Consiste em plantar, de forma integrada, uma diversidade de vegetais, com ciclos de vida diversos, intercalados de forma que se possa aproveitar o espaço de plantio, tanto na vertical quanto na horizontal. O SAF imita as florestas naturais e tem o potencial de produzir hortaliças, grãos, tubérculos, frutos, madeiras e plantas capazes de fertilizar o solo, sendo ao agricultor uma alternativa de elevado potencial para produção de alimentos, geração de renda e restauração ambiental e segurança alimentar, em especial à agricultura familiar.

Espaço saberes - Não se configura especificamente em uma tecnologia social em si, mas é o espaço físico onde ocorre a interação e a integração mais direta entre a equipe do Nures e a comunidade. Possibilita um ambiente propício à socialização das tecnologias sociais e experiências integradas que são desenvolvidas, por meio do intercâmbio de saberes populares com as técnicas que são disponibilizadas por meio de capacitação interativa, com vias ao estimulo à geração de trabalho, renda e qualidade de vida.

Serviço

Vitrine permanente de tecnologias sociais do Nures/Embrapa Amazônia Oriental.

Local: Embrapa Amazônia Oriental, Nures (Av Enéas Pinheiro, S/N, esquina com a Perimetral, bairro do Marco).

Informações: 91 99144-0125 ou 3204-1099 ou 1200.

Por Kélem Cabral, da assessoria da Embrapa.

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores