Boleto acima de R$ 100 poderá ser pago em qualquer banco
Medida passa a valer a partir do próximo sábado (13) e inclui contas já vencidas
Boletos a partir de R$ 100, vencidos ou não, poderão ser pagos em qualquer agência bancária a partir deste sábado (13), por meio da nova plataforma de cobrança da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Até o dia 10 de novembro todos os boletos de doações, cartões de crédito e outros pagamentos de qualquer valor passarão a ser aceitos em todos os bancos. Entre as vantagens para o cliente, a Febraban destaca que o comprovante de pagamento é mais completo, apresentando detalhes como juros, multa, desconto, além de informações do beneficiário e do pagador.
A nova plataforma da federação também cruza informações para evitar inconsistências de pagamento, identificação do CPF do pagador para controle de lavagem de dinheiro e mais transparência na relação com o consumidor.
Mas a Febraban alerta que os clientes com boletos sem registro na plataforma e que forem rejeitados deverão procurar o emissor do documento para quitar o débito. Além disso, se houver divergência em alguma das informações que constam no documento, o pagamento não será autorizado e o cliente poderá quitar o débito somente no banco que emitiu a cobrança, que tem condições de realizar as checagens necessárias.
O Banco Central determina que todos os boletos enviados aos consumidores devem conter o nome, CPF do pagador, data de vencimento, valor do pagamento e autorização do cliente para que os bancos enviem a cobrança à residência.