Homem ofende e se recusa a voar ao lado de mulher negra
Um passageiro registrou a situação em vídeo e compartilhou nas redes sociais
Uma idosa negra, de 77 anos, foi humilhada por um passageiro em voo de baixo custo, que seguia de Barcelona para Londres, realizado pela companhia aérea Ryanair. O ataque ocorreu na última sexta-feira (19). Um passageiro registrou a situação em vídeo e compartilhou nas redes sociais. "Não fale comigo em uma língua estrangeira, sua vaca feia e estúpida", falou o homem contra a idosa que estava sentada ao seu lado.
No flagra da ação racista, que já foi visto por quase cinco milhões de pessoas no Facebook, o homem, que também é um idoso, insulta a mulher várias vezes e ameaça "empurrá-la" para outro lugar. A filha da passageira ofendida estava no avião e tentou intervir na situação.
Em resposta, o homem desfere: "não me importa se ela é uma pessoa com deficiência ou não. Não me diga o que eu devo fazer. Se eu digo a ela que ela tem que sair, ela tem que sair". O passageiro que estava sentado atrás da mulher negra tenta amenizar a situação e o idoso, mais uma vez, fala coisas racistas: "Eu vou continuar por quanto tempo eu quiser com essa negra feia e desgraçada".
Ao site The Huffington Post, a filha da vítima disse que a discussão começou porque sua mãe tem artrite e demorou para se levantar da poltrona para que o homem sentasse na janela. A filha viajava de férias com a mãe para marcar o aniversário de um ano de morte do marido da idosa.
"Sei que se eu ou qualquer outra pessoa negra estivesse se comportando como ele, teriam chamado a polícia e nos colocado para fora do avião", disse a filha ao The Huffington Post.
Um comissário da companhia também tentou apaziguar a situação e pediu para que o agressor não fosse tão grosseiro e que ele se acalmasse. O rapaz responsável pela filmagem, identificado como David Lawrence, disse à BBC que não houve reação da maioria dos passageiros e que "ninguém disse nada".
Antes do fim do vídeo, é possível ver que a mulher foi trocada de lugar e o homem continuou em seu assento. A companhia Ryanair disse à BBC: "operamos diretrizes rígidas para passageiros que causam confusão e não vamos tolerar comportamentos indisciplinados como esse".
A empresa aérea disse ainda que vai levar o assunto adiante e um "comportamento abusivo ou que cause transtorno como esse fará com que passageiros sejam proibidos de viajar", acrescentou.
A polícia britânica de Essex (condado da Inglaterra situado no sudeste do Reino Unido), onde fica localizado o Aeroporto de Stansted, destino do voo, está conduzindo a investigação.