Irmãos são detidos por tentativa de fraude no Enem

Os rapazes, que são irmãos gêmeos, foram flagrados utilizando pontos eletrônicos, aparelhos celulares, fones de ouvido e documentos de identidade falsos em uma escola em Montes Claros, em Minas Gerais

seg, 05/11/2018 - 18:24
Google Maps/Reprodução O caso aconteceu na Escola Estadual Armênio Veloso Google Maps/Reprodução

Dois jovens de 22 anos foram presos na tarde do domingo (4) por suspeita de tentativa de fraude do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os rapazes, que são irmãos gêmeos, foram flagrados utilizando pontos eletrônicos, aparelhos celulares, fones de ouvido e documentos de identidade falsos em uma escola em Montes Claros, em Minas Gerais.

Nesta segunda-feira (5), a Polícia Federal informou que vai solicitar uma perícia nos pontos eletrônicos, com o intuito de verificar se o aparelho recebia sinais de fora da Escola Estadual Armênio Veloso ou se os irmãos gêmeos agiram sozinhos. Segundo o delegado Thiago Garcia Amorim, responsável pelo caso, a dupla está arrependida. Eles não possuem envolvimento com nenhum tipo de crime.

"Eles perceberam que fizeram besteira. Pelo depoimento, eles afirmam que um deles terminaria a prova para passar as respostas ao irmão. Nossas investigações agora se concentram em esgotar todas as possibilidades de envolvimento de outras pessoas neste esquema", afirmou o delegado em entrevista ao G1.

Ainda de acordo com a polícia, durante o depoimento os jovens afirmaram que, por conta do trabalho, não estavam focados na prova. Um deles pretende cursar medicina. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os dois envolvidos foram desclassificados do Enem. De acordo com a Polícia Federal, os irmãos responderão pelo crime previsto no artigo 311-A, inciso III do Código Penal [fraude em certame público], com pena de 1 a 4 anos; eles serão levados a uma unidade prisional.

Por Jessika Tenorio

COMENTÁRIOS dos leitores