Black Friday: 51% dos consumidores não confiam nas ofertas

Apesar da desconfiança nos descontos oferecidos pelas lojas, 72% planejam realizar compras na data

por Nataly Simões qua, 07/11/2018 - 13:53

Os descontos oferecidos na Black Friday deste ano, que será no dia 23 de novembro, geram desconfiança em 51% dos consumidores brasileiros. É o que aponta o levantamento realizado pelo ReclameAqui com 2,9 mil pessoas e divulgado nesta quarta-feira (7).

De acordo com a pesquisa, 38,65% dos consumidores acreditam que os descontos oferecidos pelas lojas na data são pouco confiáveis e 12,48% que as ofertas não são nada confiáveis. Por outro lado, 46,08% avaliam que os descontos são parcialmente confiáveis e apenas 2,78% que é possível comprar e aproveitar as ofertas, pois são muito confiáveis.

No entanto, 72% dos consumidores planejam realizar compras na data. Outros 27,58% não pretendem aproveitar as ofertas pelos seguintes motivos: 53,53% não acreditam nos descontos apresentados, 20,45% tiveram problemas em edições passadas e 16,73% não se interessam pela data.

A pesquisa também revelou que diferentemente dos últimos anos, quando os produtos mais buscados eram eletrônicos como smartphones, nesta edição os consumidores estão preferindo adquirir roupas, sapatos e acessórios, com 38,27% das intenções de compra. Em seguida estão os celulares (32,43%), eletrodomésticos (24,48%), tênis (23,75%), televisão (22,91%), eletrônicos (22,91%) e produtos de beleza (21,64%).

Sobre o valor que os brasileiros pretendem gastar, 22,67% planejam desembolsar entre R$ 1 e 2 mil, seguido de 15,54% que devem gastar entre R$ 800 e 1 mil, 12,87% desejam gastar de R$ 200 a 400. Os que pretendem gastar menos, até R$ 200, representam 8,5%, e os que planejam realizar compras de R$ 2 mil a R$ 3 mil e a partir de R$ 3 mil correspondem a 11,88% e 11,63%, respectivamente.

O presidente do ReclameAqui, Mauricio Vargas, avalia que a aceitação das pessoas em relação à uma das datas mais importantes para o comércio tem melhorado. “É a primeira vez que perguntamos isso para os consumidores, mas o brasileiro está pesquisando mais antes de comprar há alguns anos e, ao mesmo tempo, as maiores empresas estão consertando seus erros do passado. Acredito que será uma Black Friday melhor em comparação a outros anos”, afirmou.

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