Trabalhadores do Grande Recife podem decretar greve

A paralisação está em suspenso e depende da negociação entre os representantes da categoria e o Governo de Pernambuco. Esses funcionários são responsáveis pela fiscalização dos ônibus

por Jameson Ramos sex, 15/02/2019 - 12:23
Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens/Arquivo Tudo dependerá do que será proposto pelo Estado Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens/Arquivo

Na tentativa de conseguir reposição inflacionária referente aos acordos coletivos de 2017 e 2018, os trabalhadores do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano estão prestes a decretar greve por tempo indeterminado a partir da próxima semana. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Estado de Pernambuco (SINDSERPE), a paralisação vai depender da conversa que os representantes da categoria terá com o Governo de Pernambuco na segunda-feira (18).

A SINDSERPE relata que reformulou as propostas iniciais apresentadas na pauta de negociação, flexibilizando e renunciando alguns ganhos imediatos no intuito de encerrar o processo negocial.

No entanto, mesmo abrindo mão de alguns possíveis ganhos, os representantes dos trabalhadores relatam que a Secretaria de Administração (SAD) "não demonstrou vontade política de resolver tal impasse e conflito negocial" que teria "repercussão financeira mínima para o Estado"; isso até antes dos trabalhadores decidirem, por meio de uma assembleia, a deflagração da greve por tempo indeterminado.

Ao LeiaJá, o presidente do SINDSERPE Renilson Oliveira informou que, depois da repercussão da notícia de que a categoria paralisaria os serviços, a Secretaria de Administração enviou uma nota ao sindicato, agendando o encontro para que eles possam discutir as possibilidades.

“Na quarta-feira (13) decretamos que a greve seria deflagrada na próxima segunda (18), aguardando o posicionamento do governo para que pudéssemos negociar. Hoje (15) pela manhã o governo encaminhou um ofício para o sindicato agendando para a segunda-feira (18), às 11 horas, uma reunião na SAD”, explicou Renilson.

Após o contato da secretaria, a categoria se reuniu na manhã desta sexta-feira (15) e decidiu que a greve só será deflagrada, ou não, após o encontro da SINDSERPE e o Governo de Pernambuco. Sendo assim, a possível paralisação dos trabalhadores do Grande Recife está em suspenso até a realização de uma nova assembléia que acontecerá às 15 horas da própria segunda (18).

“Se o resultado (da negociação) atender a demanda da categoria, poderemos cancelar a greve prevista. Caso contrário, deflagraremos a paralisação já na segunda-feira (18)”, acentua o presidente Renilson Oliveira.

A funçao dos trabalhadores que podem entrar em greve, se por acaso as negociações não avançarem, é de fiscalizar e gerenciar todo o transporte público para a população. São eles que averiguam se o ônibus está atendendo as localidades determinadas, nos horários estabelecidos e se estão adequados para rodar. Esses trabalhadores também aplicam sanções e multas contra as empresas de ônibus quando constatado irregularidades.

COMENTÁRIOS dos leitores