Patrulha ambiental apreende 29 aves silvestres em reserva
Local da ação é parte do Pq. Estadual da Cantareira que compõe a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo
A GCM (Guarda Civil Municipal) de Guarulhos apreendeu, na última segunda-feira (1), 29 pássaros de diferentes espécies, na região do Cabuçu. A ação contou com a Inspetoria de Patrulhamento Ambiental que, após denúncia, chegou a duas residências nas quais os animais foram encontrados em gaiolas com sinais de maus tratos e com anilhas adulteradas. As anilhas são pequenos anéis que registram e monitoram aves criadas em cativeiro ou livres.
Na primeira residência revistada pelo Patrulhamento Ambiental da GCM, os guardas localizaram 20 pássaros de quatro espécies diferentes: 14 coleirinhos, quatro pixarros, um bigodinho e um sabiá-laranjeira. Dos animais apreendidos, 14 tinham anilhas adulteradas. Já na segunda etapa da ação, que também foi realizada na região do Cabuçu, os GCM’s encontraram nove pássaros: seis sabiás-laranjeira, um bem-te-vi, um pássaro-preto e um sanhaço-comum. Os donos dos animais foram levados para Delegacia de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente, onde a ocorrência foi registrada. Apesar da instauração de inquérito policial, os responsáveis pelos pássaros assinaram Termo de Compromisso e foram liberados. As aves apreendidas foram encaminhadas ao CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres) do Parque Ecológico do Tietê, onde o documento de controle de entrega de animais foi emitido com o registro da tentativa de adulteração de anilhas e dos sinais de maus-tratos.
O núcleo Cabuçu, área verde onde os pássaros foram apreendidos, faz parte do Parque Estadual da Cantareira que compõe a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo. Os crimes contra a fauna silvestre como captura ilegal, venda ou guarda de espécimes na natureza e maus tratos podem ser denunciados junto à Central de Atendimento da GCM pelos telefones 153 e 11-2475.9444.