São Paulo envia cães para ajudar buscas em Brumadinho
Canil dos bombeiros do estado é referência em localização de pessoas em desastres
Cães treinados dos bombeiros de São Paulo estão auxiliando as buscas por vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. Uma equipe com três bombeiros e dois cães será enviada na quinta-feira (11). O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais tem 15 cães, dos quais seis são treinados para busca de cadáveres. A tragédia ocorreu no dia 25 de janeiro e os animais já estão cansados. A missão dos cães paulistas é substituí-los até que estejam em condições de voltar a participar das buscas.
“A ajuda de São Paulo com o envio de cães é de extrema importância na busca de corpos em locais onde não conseguimos visualizar”, explicou o 1° tenente Lucas Silva Costa, comandante do Pelotão de Busca e Salvamento com Cães de Minas Gerais.
“A ação humana e a tecnologia não vencem a sensibilidade dos cães”, declara o tenente-coronel Marcelo César Carnevale, comandante do 1° Grupamento do Corpo de Bombeiros de São Paulo. A unidade abriga o canil da instituição, que tem oito cadelas treinadas das raças labrador e pastor belga malinois.
Além de São Paulo, auxiliam Brumadinho com o envio de cães unidades de bombeiros de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
Até agora, 169 bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo já estiveram no local dando apoio aos trabalhos dos bombeiros de Minas.