Motoristas de transporte complementar cruzam os braços

Segundo representante da categoria, profissionais estão com três pagamentos de salário atrasados

seg, 27/05/2019 - 08:52
Cortesia Profissionais estão concentrados na sede do sindicato Cortesia

Motoristas de transporte complementar do Recife paralisam as atividades na manhã desta segunda-feira (27). A categoria afirma que não recebe o salário, que é depositado quinzenalmente, desde abril.

Nesta manhã, os profissionais estão concentrados na sede do Sindicato dos Permissionários do Transporte Público Complementar de Pernambuco (Sinpetracope), no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. Segundo o presidente do sindicato, Manoel Dias, os veículos não deixarão a garagem enquanto não houver indicativo de pagamento. "Não temos capital de giro para aguentar o mês. Não recebemos em abril e nem a quinzena de maio. Precisamos pagar nossos funcionários e fornecedores de diesel", explica Dias. Estão com o pagamento atrasado 180 trabalhadores.

Ao todo, são 18 linhas alimentadoras e 53 veículos distribuídos na Zona Norte, Zona Oeste e Zona Sul do Recife. As linhas alimentadoras recebem esse nome porque transportam gratuitamente as pessoas que moram em áreas de difícil acesso até as localidades onde circulam ônibus e metrô. Cerca de 40 comunidades são beneficiadas.

"Fizemos questão de comunicar à população sobre a paralisação, para que eles conseguissem algum outro meio de pegar o ônibus hoje", acrescenta Manoel Dias. As linhas interbairros, que facilitam o deslocamento das pessoas entre os subúrbios da cidade e têm tarifa, não foram afetadas e funcionalmente normalmente. "Elas também estão com pagamentos atrasados, mas pelo menos conseguimos continuar devido ao pagamento do passageiro", salienta o presidente do sindicato.

Por nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que, juntamente com a Prefeitura do Recife e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), está empenhando todos os esforços para solucionar o problema.

Confira as linhas afetadas:

COMENTÁRIOS dos leitores