Sobe número de brasileiros desempregados há mais de 2 anos
Recuperação do mercado de trabalho está condicionada à aprovação da reforma da Previdência
O número de brasileiros em busca de emprego há pelo menos dois anos chegou a 3,3 milhões no primeiro trimestre de 2019, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) divulgados nesta terça-feira (18). O número de desempregados nessa situação é 42,4% superior ao do mesmo período de 2015, primeiro ano da crise econômica que afeta o país.
A técnica de planejamento e pesquisa do Ipea, Maria Andréia Parente Lameiras, pondera que o mercado de trabalho é o mais atingido pela crise econômica enfrentada no país e que os trabalhadores menos escolarizados e as famílias de menor renda são os maiores prejudicados.
"Estamos com o mercado de trabalho ainda muito deteriorado, embora nos últimos meses a gente veja alguma reação. Mas a crise tem dificultado a geração mais forte de postos de emprego. Além de reagir depois da economia como um todo, a reação [do mercado de trabalho] costuma ser muito lenta no começo", explica.
O Ipea avalia que a recuperação do mercado de trabalho está condicionada à aprovação da reforma da Previdência. Para Maria Andreia, uma tramitação mais rápida no Congresso Nacional pode aumentar a confiança do mercado e mostrar efeitos para o início de 2020, já a aprovação mais demorada pode adiar a recuperação para o segundo semestre do próximo ano.