Como manter uma alimentação saudável no inverno

Confira as dicas da nutricionista para não perder a linha nos dias mais frios

qua, 24/07/2019 - 18:59

Basta cair a temperatura e algumas pessoas já sentem mais fome, ou sentem que perdem mais energia, e essa é uma boa desculpa para sair da dieta e comer um pouquinho a mais. Mas será que nesta época do ano o nosso organismo precisa mesmo de mais alimentos?

Segundo a nutricionista Fernanda Peres Silva Souza, estudos comprovam que não necessitamos de mais ou de menos energias por causa da temperatura do ambiente. “A atenção necessária com a alimentação é a mesma em todos os períodos do ano. Se fizermos um estudo aprofundado, constataremos que o organismo humano não precisa de mais energia e que também não gasta um ou outro nutriente a mais no inverno”, explica.  

A comerciante Glaucia Firmino Wada, 48 anos, é disciplinada e mantém uma alimentação totalmente equilibrada desde 2015. Sua dieta consiste em carne branca, muita salada legumes e frutas. “No inverno dá um pouco mais de fome, mas sempre evito o máximo de tudo, quando tenho vontade de comer doce, eu como uma colher de mel”, conta.

Já o ator Marcos Ferraz, 47 anos, que também mantém uma alimentação totalmente regrada e pratica exercícios físicos diariamente, revela que uma vez ou outra acontece algum deslize, embora seja raro. “Todas as manhãs costumo tomar suco de laranja que, é rico em vitamina C. No inverno, as vezes, aos finais de semana eu saio da dieta, acabo comendo uma pizza, tomando um vinho ou um chocolate quente”, diz.

A nutricionista explica que cada organismo necessita de um tipo de dieta. Por isso, Fernanda ressalta que para se manter saudável não há necessidade de extremos nas restrições ou nas exclusividades. ”Todos os alimentos podem ser consumidos. O que se deve ter em mente é que uma alimentação equilibrada traz benefícios. Se extrapolou em um momento, basta retomar para a rotina saudável nos dias que se seguem. O equilíbrio consiste em comer mais consciente na maioria do tempo. Com isso, uma ou outra refeição desbalanceada não fará diferença real”, ensina.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores