Equilíbrio bio-psico-social é a chave para vida saudável
Cuidar do corpo, da mente e do bem-estar social são essenciais para viver bem
Diferente do que muitos pensam, ter uma vida saudável não é só estar livre de doenças, mas estar em equilíbrio com o bem-estar físico, mental e social.
Na psicologia esta definição do que saúde é muito válida. Segundo a psicóloga Vanessa Menon Oliveira Fonseca, é comum que a sociedade não valorize as doenças emocionais como prejudiciais à saúde. Aqueles que sofrem doenças físicas, caso tenham um bom controle de sintomas, são considerados mais saudáveis do que grande parte da população. "A saúde na psicologia é um resultado do equilíbrio entre o indivíduo e o meio no qual ele está inserido", explica.
Do ponto de vista jurídico e também sociológico, a saúde é um direito do cidadão. Ela está relacionada a uma existência digna e com boa qualidade de vida para que todos possam viver em condições necessárias. "A saúde é mais ampla do que apenas o acesso a tratamentos. O Artigo 196 da Constituição diz que a saúde é direito de todos e dever do estado", ressalta o sociólogo, advogado e professor da Univeritas/UNG Guilherme Amaral.
Na medicina, a definição de saúde também é muito abrangente. Estar fisicamente bem, sem doenças é apenas um dos pilares. "Além de cuidar do corpo, os cuidados com a mente são fundamentais. O bem-estar social completa o tripé da saúde", afirma o clinico geral Flauber Santos Filho.
Segundo o médico, mesmo com a prevenção das doenças, alguns problemas podem surgir. "Para ter bem-estar físico, precisamos cuidar do nosso corpo por meio da alimentação, bons hábitos, atividades físicas, cuidar do sono, ou seja, prevenir problemas é a principal atitude", conclui.