Empresários esperam lucrar mais com o verão de 2020
Para os 4 meses da estação, 30,6% dos empresários esperam que os turistas gastem mais em suas viagens
Com a chegada do verão, os empresários do ramo hoteleiro estão esperançosos. Só na região Nordeste, a Sondagem Empresarial feita pelo Ministério do Turismo mostrou que 30,6% esperam que os turistas gastem mais em suas viagens nos próximos quatro meses. Com essa expectativa, 63,2% dos empresários revelam que pretendem investir em seu negócio até março do próximo ano.
De acordo com a pesquisa, 24% dos empresários esperam contratar mais funcionários. Além disso, 35,6% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados irá aumentar e 40% projetam aumento no faturamento da empresa. O ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio acredita que esses dados são uma demonstração do trabalho do governo federal nesse seu primeiro ano.
“O otimismo dos empresários é reflexo de uma série de ações feitas por este governo que proporcionaram um ambiente propício para investimento. Trabalhamos durante todos estes meses para melhorar a qualidade dos destinos e serviços turísticos a fim de atender aos turistas e a população", aponta.
A pesquisa avaliou ainda o desempenho dos meios de hospedagem no terceiro trimestre de 2019 comparando com o mesmo período do ano passado: 17,5% dos empresários afirmaram ter empregado mais funcionários este ano, enquanto 29,4% identificaram crescimento no faturamento da empresa e 32,8% afirmaram que a demanda pelos serviços ofertados cresceu.
Além disso, 18,7% dos donos dos meios de hospedagem entrevistados apontaram crescimento na rentabilidade do setor de turismo no período de julho a setembro de 2019; 23,4% declararam aumento da demanda pelo destino e 15,1% afirmaram que os visitantes gastaram mais durante a viagem.
Pesquisa
A Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil é realizada pela Subsecretaria de Inovação e Gestão de Conhecimento do Ministério do Turismo. São consultados empreendimentos de hospedagem de todos os portes, dentre os quais hotéis, pousadas, resorts e acampamentos turísticos. O objetivo é apurar as perspectivas dos empresários quanto ao desempenho de seus estabelecimentos e dos destinos onde estão inseridos
*Com informações da assessoria