Não perturbe: clientes podem bloquear ligações dos bancos

A medida foi proposta no ano passado e tem como objetivo frear as ligações dos bancos com ofertas de crédito consignado para aposentados e pensionistas

por Jameson Ramos qui, 02/01/2020 - 16:29
Pixabay A partir do cadastro, os bancos têm até 30 dias para se adequarem Pixabay

A partir desta quinta-feira (2), começa a valer o "Não perturbe" dos bancos, medida proposta no ano passado e que tem como objetivo frear as ligações dos bancos com ofertas de crédito consignado para aposentados e pensionistas. Para bloquear as ligações, os interessados devem cadastrar os números fixo e de celular que estão ligados ao próprio CPF. A multa para quem descumprir a solicitação pode chegar a R$ 50 milhões, segundo determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

A partir deste cadastro, os bancos têm até 30 dias para se adequarem e não continuarem com as ligações. Bancos como Brasil, CAIXA, Bradesco, Itaú e Santander já aderiram ao programa. Além de bloquear as chamadas indesejáveis, a Autorregulação do Crédito Consignado terá outras medidas, como a criação de métodos para desestimular essa oferta em excesso a aposentados e pensionistas. 

*Com informação da Agência do Rádio Mais

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