Mulher trans é vítima de transfobia em shopping de Maceió

Ela chegou a ser arrastada pelos seguranças do local por tentar usar o banheiro feminino

por Paula Brasileiro sab, 04/01/2020 - 08:53 Atualizado em: sab, 04/01/2020 - 15:49

O Shopping Pátio de Maceió (AL) amanheceu nos Trending Topics do Twitter neste sábado (4). Vídeos em que uma mulher transgênero é arrastada pelos seguranças do centro de compras viralizaram na internet acompanhados da hashtag #shoppingpatiotransfobico. Os internautas pedem esclarecimentos e providências por parte do estabelecimento por seus seguranças terem impedido a consumidora de usar o banheiro feminino.

Nas imagens, a mulher trans aparece denunciando o caso ainda dentro do shopping. Ela alega ter sido impedida de usar o banheiro feminino: "O segurança me tirou de dentro do banheiro. O segurança não deixou eu fazer xixi. O segurança é homofóbico. Homofobia é crime. É um shopping que não aceita as travestis, as transexuais, os gays, as lésbicas". Em um segundo vídeo, todos gravados por pessoas que também frequentavam o local, a mulher aparece em cima de uma mesa na praça de alimentação pedindo respeito enquanto os seguranças tentam tirá-la de lá. Eles conseguem e a arrastam pelos braços enquanto algumas pessoas gritam em sua defesa. 

Os usuários do Shopping Pátio, e muitos outros internautas que tomaram conhecimento do caso, usaram o Twitter para repudiar a atitude do estabelecimento e pedir providências. "Imaginem a situação de desespero ao ponto de ter que subir em uma mesa pra pedir, RESPEITO!"; "Você não precisa ser transexual para lutar como uma"; "O processo vem. Fogo nos transfóbicos"; "É incrível com a letra T da nossa comunidade ainda sofre tantos preconceitos e humilhações. Esse caso é inadmissível, não podemos nos calar"; "Covardes, transfóbicos, respeita as trans. Temos direito de usar banheiro feminino sim, e transfobia é crime seus lixo".  

Embed:

O Shopping Pátio Maceió se manifestou em nota à imprensa e disse que não houve qualquer impedimento para que ela fosse ao banheiro. Confira:

O Shopping Pátio Maceió esclarece que ontem (03), a equipe de segurança foi acionada em socorro a uma ex-funcionária transexual de uma das lojas, que subiu em uma mesa da Praça de Alimentação. A ação foi necessária para garantir a segurança da própria pessoa e dos demais clientes. Informamos também que em nenhum momento a cliente, até este fato, foi impedida de utilizar das instalações do Shopping.

Em resposta aos vídeos que circulam nas redes sociais, esclarecemos que não houve registro de nenhuma pessoa impedida de usar o banheiro, apenas reclamação de clientes. Não houve agressão por parte da equipe de segurança. O Shopping Pátio Maceió segue apurando os fatos e se mantém firme no compromisso de atender com respeito e segurança a todos os seus clientes. O Shopping informa, ainda, que recebe e acolhe com respeito e empatia a todos os públicos independente de orientação sexual ou identidade de gênero e reitera que respeita os direitos assegurados no Brasil a toda comunidade LGBTI+ e que não colabora em favor de qualquer cerceamento do direito de ir e vir de todos.

COMENTÁRIOS dos leitores