Ministério da Saúde desmente boatos sobre o coronavírus

Uma delas sugere que o coronavírus tenha sido disseminado na China devido à sopa de morcego

por Jameson Ramos sex, 31/01/2020 - 18:41

Desde que o coronavírus começou a se espalhar pelo mundo que as pessoas circulam informações erradas sobre a epidemia. Com o objetivo esclarecer sobre essas Fake News, o Ministério da Saúde desmentiu duas informações que estão circulando. Uma delas sugere que o diretor do Hospital das Clínicas de São Paulo sugeriu o uso de um chá para o tratamento contra a gripe e o coronavírus. 

"Nenhum tipo de chá pode ser utilizado para substituir um tratamento adequado contra a gripe, muito menos contra o novo coronavírus", esclarece o Ministério da Saúde. 

Embed:

A outra mensagem que circula nas redes, sugere que o coronavírus tenha sido disseminado na China devido à sopa de morcego. Mais uma vez, para desmentir, o órgão de saúde diz que, segundo a Organização Mundial da Saúde, "não há comprovação científica de que 'sopa de morcego' tenha sido responsável pela disseminação do novo coronavírus na China", explana. 

Essa enxurrada de informações falsas sobre a epidemia se propaga por todo o mundo. "Vi uma informação que aconselhava o uso de secador para desinfetar o rosto e as mãos. Ou beber água quente a 60 graus para não ficar doente", conta à AFP a profissional da área da saúde, que prefere não revelar o seu nome.

Fique atento

Para combater as Fake News, o Ministério da Saúde está disponibilizando um número de WhatsApp para que os cidadãos possam enviar suas mensagens. O número é (61) 99289-4640 e as mensagens podem ser enviadas gratuitamente. 

O órgão destaca que o canal não funciona como um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

LeiaJá também

-> China: número de casos de coronavírus sobe para 9.692

-> Os países com casos confirmados de coronavírus

COMENTÁRIOS dos leitores