Estudo constata: estar só é melhor do que mal acompanhado

Os cientistas a qualidade dos relacionamentos no ponto de vista da saúde

por Victor Gouveia sex, 28/02/2020 - 10:06
Pixabay Efeitos prejudiciais são notados em relacionamentos longos e 'ruins' Pixabay

Uma pesquisa da Universidade de Buffalo, em Nova York, comprovou através de análises que o dito popular “antes só, do que mal acompanhado” é difundido com razão. Do ponto de vista da saúde, o estudo publicado pela Journal of Family Psychology aponta que estar sozinho acarreta menos problemas.

Os cientistas examinaram como a qualidade de um relacionamento na transição da juventude para a fase adulta pode mexer com a saúde. Eles levaram em consideração temáticas como a satisfação e a hostilidade do companheiro.

Segundo o levantamento, aproximadamente um terço dos jovens experimentam mudanças significativas em suas relações ao longo de um período de dois anos. Assim, também foram avaliadas perguntas sobre crítica, apoio, bondade, carinho, compromisso e questionamentos sobre o comportamento fora do relacionamento.

Com os resultados, eles perceberam que, quanto mais as pessoas conviviam em relacionamentos de ‘alta qualidade’ ou quanto mais rápido os relacionamentos de baixa qualidade acabavam, melhor era a saúde.

O bem-estar é constatado de forma relativamente rápida com relacionamento de alta qualidade. Do outro lado, os efeitos prejudiciais são notados em relação aos de baixa qualidade, especialmente naqueles longos e considerados ‘ruins’ . 

COMENTÁRIOS dos leitores