Chuva alaga ruas de Belém e provoca o caos no trânsito

Canais transbordaram, o trânsito parou e muita gente ficou isolada nos bairros das áreas baixas da capital paraense

seg, 09/03/2020 - 11:39

A madrugada e a manhã inteiras de chuva forte provocaram o caos em Belém, mais uma vez, nesta segunda-feira (9). O temporal começou por volta de 1h, se estendeu até às 7h e só diminuiu por volta de 10h. No sábado (7), a chuva também causou transtornos.

Canais e rios transbordaram e várias ruas do centro, da periferia e de municípios da Região Metropolitana, principalmente Ananindeua e Marituba, ficaram alagadas. O trânsito parou e muita gente não conseguiu sair de casa para o trabalho ou para a escola.

Importantes vias de acesso ao centro da capital paraense, as avenidas Júlio Cesar (aeroporto), Duque de Caxias, João Paulo II, Conselheiro Furtado e a rua dos Mundurucus registram muitos pontos de alagamento. Moradores das áreas baixas da cidade, nos bairros do Marco, Terra Firme e Cremação, estão isolados.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), até às 13h do último sábado houve um registro acumulado de 138 milímetros de chuva, o equivalente a pouco mais de um quarto do esperado para todo o mês de março, que deve ultrapassar os 500 milímetros.

A Marinha do Brasil informou que entre os dias 7 e 14 de março a maré alta poderia ocasionar alagamentos em Belém, caso coincidisse com a chuva. Para esta segunda-feira, o horário previsto para ocorrência de maré alta é às 11h19 (3,4m) e 23h36 (3,6m - risco altíssimo).

Por Antonio Pimentel

COMENTÁRIOS dos leitores