Ônibus devem circular com janelas abertas, orienta GRCTM

Para evitar o contágio do novo coronavírus, a higienização do transporte público foi reforçada e uma série de medidas serão adotadas

por Victor Gouveia qua, 18/03/2020 - 09:21
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Os atendimentos destinados aos usuários do VEM também sofreram alteração Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Com Pernambuco em alerta diante do surto do Covid-19, o transporte público do Recife adotou um reforço na limpeza e propõe medidas para que passageiros e funcionários evitem o contágio. A parceria entre a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Consórcio Grande Recife e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), vai monitorar a nova rotina em estações e terminais.

Os trens e VLT's que compõem o sistema do metrô serão higienizados no recolhimento, entre viagens e ao término da operação comercial, informou a CBTU. A limpeza de corrimãos, assentos, cabines e os demais elementos de contato das composições ganharam uma atenção redobrada. Os funcionários estão orientados a evitar contato físico e higienizar as mãos ao término e antes das viagens.

O Grande Recife Consórcio de Transportes também reforçará a limpeza ao término da operação. Entre viagens, uma equipe será responsável para a limpeza do interior dos coletivos. Os TIs ganharão reforço na higienização de corrimãos, orientadores físicos de fila e banheiros. A instrução é que ônibus climatizados devam circular com janelas abertas.

O agendamento e emissão do VEM Idoso foi suspenso até o fim de março. Aos idosos que ainda não possuem o documento, basta apresentar a Carteira de Identidade no embarque, que a gratuidade no acesso aos ônibus será preservada. Já os atendimentos ao Passe Livre Estudantil estão limitado a 150 atendimentos diários.

COMENTÁRIOS dos leitores