Pará tem segundo caso de coronavírus e decreta calamidade
Paciente infectada é uma mulher de 36 anos que esteve no Rio de Janeiro e em São Paulo
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), confirmou o registro do segundo caso do novo coronavírus (Covid-19) no Estado. A paciente é uma mulher de 36 anos de idade que chegou a Belém no último dia 14 de março. Ela esteve no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A paciente apresentou tosse, febre e dores no corpo, mas não teve internação hospitalar. Com estado de saúde estável, ela está em isolamento domiciliar. Outros 18 casos estão sendo investigados.
O governador Helder Barbalho e o secretário de Saúde Alberto Beltrame informaram que as autoridades estão acompanhando o caso (veja vídeo).
O primeiro caso no Pará foi confirmado no último dia 18 de março. O paciente é homem de 37 anos, também de Belém.
Nesta sexta-feira (20), a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou a decretação do estado de calamidade pública no Pará. Decreto do governador Helder Barbalho nesse sentido foi aprovado, à unanimidade, em sessão extraordinária convocada pelo presidente da casa, deputado Daniel Santos (MDB).
A medida tem como objetivo flexibilizar o limite os gastos públicos com ações de combate ao novo coronavírus. Com isso, o Estado fica desobrigado, por exemplo, de cumprir a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
Uma comissão de parlamentares (sendo cinco membros efetivos e cinco suplentes) vai acompanhar as medidas que vêm sendo adotados pelo Estado e fiscalizar a aplicação de recursos. A calamidade pública terá efeito até 31 de dezembro deste ano.
Com informações da Sespa e Alepa