Pernambuco tem 91 pessoas acometidas por influenza
Época é propícia à disseminação do vírus; governo do estado está em campanha de vacinação contra a doença
Governo teme que influenza superlote ainda mais os leitos do estado. (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Além dos 42 casos de coronavírus, Pernambuco também se preocupa com as 91 pessoas acometida por influenza (A, B, e H1N1), um vírus propenso a se disseminar neste período do ano. A vacina contra a doença, sendo o governo, já está disponível em todo o estado, para idosos (60 anos ou mais) e profissionais de saúde. Ao todo, são mais de 1,1 milhão de pessoas incluídas nestes grupos prioritários.
"Não podemos fechar os olhos para a circulação dos vírus da influenza no Estado. Esses também causam o adoecimento da população e pode provocar quadros graves principalmente entre os idosos. Por isso, a campanha de vacinação foi antecipada, para que esse público possa ficar imunizado contra a influenza, evitando o adoecimento e, consequentemente, uma sobrecarga no serviço de saúde", ressalta o secretário de Saúde, André Longo.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que está orientando que as secretarias municipais de Saúde, responsáveis pelas salas de vacina, a priorizarem a realização da vacinação em locais abertos e ambientes como escolas; que reorganizem os postos de saúde para este momento; aumentarem a distância nas filas entre uma pessoa e outra (idealmente para 2 metros); disponibilizarem locais para higienização das mãos, ou ofertarem dispensadores com álcool em gel para facilitar a higienização das mãos dos profissionais e da população; e ampliarem a frequência de limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas e banheiros dos locais de vacinação. “A SES também apoia a vacinação casa a casa e iniciativas inovadoras, como o uso de drive-thru para imunização”, disse a instituição por meio de seu boletim oficial.