Covid-19: PE quer chegar a 50 mil testes

Além de buscar insumos na China junto ao Consórcio Nordeste, estado comprará exames de instituições privadas e espera que a Fiocruz faça produção local

por Marília Parente sex, 27/03/2020 - 18:42

André Longo afirmou que a Fiocruz demonstrou interesse na produção. (Reprodução)

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta (27), o Governo de Pernambuco anunciou que tentará ampliar sua capacidade para 50 mil kits de testagem do novo coronavírus. O estado também espera que a Fiocruz passe a produzir o equipamento. Pernambuco já confirmou 57 casos da covid-19, quatro óbitos e sete curas clínicas.

“Nós tivemos contato hoje com a Fiocruz Pernambuco. Há interesse deles em desenvolver os testes aqui no estado, mas falta o insumo, eles já estão em movimentação para adquirir. Para além destes, estamos buscando a contratação de exames em um laboratório privado, que está importando insumos da China e vai prestar serviço ao estado”, comentou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

É por meio do Consórcio Nordeste que o estado espera se fortalecer para negociar com os fabricantes chineses. “Há uma preocupação nossa na aquisição de produtos que tenha, alguma segurança. A Espanha comprou kits na china que demonstraram um nível de sensibilidade muito baixo e estavam gerando um problema muito grande pro sistema de saúde espanhol. A gente está com uma epidemia que não completou três meses, a corrida para desenvolver e vender esses produtos é muito grande e a gente como gestor público precisa ter segurança nessas transações para não ser ludibriado”, considerou Longo.

O secretário também reconheceu que ainda não existem insumos para testar todos os casos de síndromes gripais leves “de forma indiscriminada". “O foco quando você não tem recursos, como é o caso do Brasil, é salvar vidas. Não podemos nos dar ao luxo de usar os insumos para pessoas assintomáticas”, argumentou.

COMENTÁRIOS dos leitores