Covid-19:PE vai triplicar testes em profissionais de saúde

Em parceria com o Instituto Aggeu Magalhães, Governo do Estado vai ampliar capacidade de testagem para o novo coronavírus

por Katarina Bandeira ter, 31/03/2020 - 13:02
Aluisio Moreira /SEI Número deve passar de 770 para 2.170 exames por semana Aluisio Moreira /SEI

O Governo de Pernambuco, anunciou nesta terça-feira (31), que vai ampliar a capacidade de testagem para a Covid-19 no Estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) a iniciativa vai permitir que profissionais de Saúde, da rede pública e privada, que estão trabalhando diretamente com os pacientes suspeitos e confirmados para a doença, além das forças de Segurança, sejam testados. 

A ampliação dos testes é fruto de uma parceria entre a SES-PE e o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz/PE), que deverá triplicar a capacidade atual, saindo de 770 para 2.170 exames por semana, a depender do envio dos kits pelo Ministério da Saúde (MS). Eles serão os mesmos já realizados em pacientes no início dos sintomas (até 7 dias), que analisam a presença do vírus ou parte dele na amostra coletada. 

Além disso, a empresa Genômika, passou a compor os esforços do Estado para ampliar a realização de e deve processar 300 exames por dia.

Em nota, o secretário André Longo informou que os kits de testagem rápida do Ministério da Saúde (MS) não devem chegar mais esta semana. “Se eu tenho um teste que não é de confiança e ele dá um falso negativo, poderá gerar um grande fator de confusão entre toda a comunidade, dando uma falsa sensação de permissividade aquele indivíduo que foi testado. Isso poderá atrapalhar nas medidas de controle", diz. O gestor lembrou que o Consórcio Nordeste, está negociando a aquisição de mais de 350 mil testes rápidos e analisando a eficácia do que está sendo disponibilizado no mercado. 

Quando procurar ajuda

Uma das grandes dúvidas de quem apresenta sintomas do novo coronavírus é saber quando procurar ajuda. De acordo com o secretário de Saúde, André Longo, as orientações à população são:

1 - Se estiver com sintomas de gripe, procure fazer o auto-isolamento;

2 - Só vá a uma unidade de saúde se você tiver algum dos sinais de alerta, como o desconforto respiratório, dor torácica ou uma febre que se prolongue por mais de três dias mesmo usando antitérmico. 

3 - Se você apresenta sintomas gripais leves, procure ficar em casa, evite contato, em especial com idosos e pessoas que já tenham problemas de saúde. 

4 - Restrinja o contato social em nome da solidariedade necessária com as demais pessoas. 

COMENTÁRIOS dos leitores