Covid-19: público se divide sobre o uso de máscaras

Recomendação da OMS é de que apenas pessoas que estejam tossindo ou espirrando, ou tenham contato com pessoas enfermas, devem usar o acessório

por Junior Coneglian sex, 03/04/2020 - 15:09
Polina Talkilevitch / Pexels Polina Talkilevitch / Pexels

As máscaras são importantes aliadas na luta contra o coronavírus, e isso é unanime entre todos os especialistas. Os fluídos da saliva, tosse e espirros são os principais transmissores da Covid-19, mas há um embate sobre quem deve usar a máscara e quando o acessório é bem-vindo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma carta dizendo que apenas pessoas que estejam tossindo ou espirrando, ou tenham contato com pessoas enfermas, devem usar máscara. Entretanto, há vários outros que aderem ao acessório por precaução. "Eu faço parte do grupo de risco, estou fazendo a quarentena certinha, mas ainda tenho contato com pessoas de fora, como minha sobrinha, que ainda está trabalhando. Por isso, prefiro usar máscara", relata a aposentada Graça de Oliveira, 63 anos.

A enfermeira Vanessa Correia, 34 anos, também aderiu ao uso de máscara. Por trabalhar na área da saúde, ela também segue a recomendação da OMS. "O hospital segue com poucos atendimentos se comparado à época normal. Porém, todo cuidado é pouco. As salas de atendimento estão sendo sempre desinfetadas, e os profissionais fazem uso do uniforme adequado, como luvas e máscaras", comenta.

No cuidado com os animais, a veterinária Karla Oliveira, 27 anos, também redobras os cuidados. "O problema não são os animais, eles não passam coronavírus para humanos. O problema são os donos, que muitas vezes aparecem despreparados na clínica. Durante todo o atendimento e expediente faço o uso de máscaras e luvas, o que na minha profissão já é comum", conta.

Apesar da OMS recomendar o uso apenas para contaminados, sintomáticos e profissionais da saúde, o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), Robert Redfield, disse a rádio NPR que a instituição está reavaliando suas diretrizes sobe o uso de máscaras. "É importante usar, pois podem haver indivíduos que não apresentam sintomas, mas contribuem para a transmissão", finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores