Senhor do Bonfim ‘leva’ benção para as ruas de Salvador

Imagem do santo percorre a cidade pela sétima vez em sua história.

por Paula Brasileiro sex, 03/04/2020 - 10:54

Nesta sexta (3), os soteropolitanos ganharam um presente da Arquidiocese de Salvador. A tradicional Bênção do Senhor do Bonfim saiu pelas ruas da cidade, com a imagem peregrina do santo. O encontro com os fiéis de maneira itinerante foi idealizado para evitar aglomeração de pessoas durante a missa, devido à pandemia do coronavírus. Essa é apenas a sétima vez que a imagem deixa a Basílica Santuário Bom Jesus para circular pela capital baiana. A última vez  havia sido no ano de 1942, em decorrência da Segunda Guerra Mundial. 

A Benção do Senhor do Bonfim é um momento bastante tradicional da cultura da Bahia e que atrai muitos turistas. Por conta da crise do coronavírus, as missas estão proibidas de acontecer e a saída da imagem peregrina do santo foi pensada como forma de manter a tradição e, também, garantir um momento de fé aos baianos neste momento de crise. Essas saídas só acontecem em momentos extremamente delicados como epidemias, guerras e calamidades. Em entrevista ao G1, o padre Edson Menezes, reitor da Basílica,  explicou a iniciativa. “É um modo de estarmos em comunhão com o nosso povo e de fazer com que, daqui da Colina Sagrada, possa emanar mais uma bênção, mais uma graça de Deus”. 

O cortejo ganhou as ruas soteropolitanas após a realização de uma missa, sem a presença de fiéis, na Basílica Santuário Bom Jesus. Durante o percurso, não foi permitida paradas, nem que carros ou pessoas acompanhassem a imagem. O padre Edson pediu que a população apenas acenasse de suas janelas e rezassem ao passar da imagem. “Tenho recebido inúmeras mensagens, emocionadas, de pessoas dizendo que era o que elas estavam esperando: que o Senhor do Bonfim fosse ao encontro do povo nesse momento. Nós temos fé, nós acreditamos, disse.  

COMENTÁRIOS dos leitores