Pernambuco alerta para risco de rompimento de barragem

Famílias ribeirinhas estão sendo retiradas de suas casas

sab, 04/04/2020 - 15:26
Divulgação/Prefeitura de Águas Belas O reservatório está transbordando devido às fortes chuvas na região Divulgação/Prefeitura de Águas Belas

A Barragem de Ipanema, em Águas Belas, Agreste de Pernambuco, apresenta risco de rompimento, informou a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado (Seinfra). As famílias de comunidades ribeirinhas estão sendo retiradas de suas casas. 

O reservatório está transbordando devido às fortes chuvas que ocorrem na região. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no mês de março foi registrado o acumulado de 254,5 mm no município, o que significa 340% acima do esperado para o período.

Além de Águas Belas, podem ser afetadas com o possível rompimento as cidades alagoanas de Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Barbalha. Na sexta-feira (3), técnicos da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos estiveram no local e comunicaram a situação aos órgãos competentes - inclusive de Alagoas. A equipe de engenharia da Defesa Civil monitora a situação 24 horas por dia.

A Prefeitura de Águas Belas alertou a Prefeitura de Itaíba para que tome providências com relação aos ribeirinhos do outro lado do Rio Ipanema. A gestão municipal pediu que a população não vá até a barragem nem à margem do rio.

Um termo de referência foi estabelecido para restauração da barragem. O Estado aguarda o nível da água baixar para iniciar a recuperação da estrutura.

COMENTÁRIOS dos leitores